Tudo está bem quando acaba bem

Hoje fiz uma reclamação numa editora.
Coisa nada normal, porque nunca reclamo, mas hoje deu-me para isto, pronto. 
Foi a propósito de um livro que comprei. Na capa dizia alhos e bugalhos e na verdade não tinha os bugalhos. Por outras palavras, na capa dizia "Código de processo penal, Legislação processual penal fundamental e Jurisprudência obrigatória essencial" e na verdade nem ver a Jurisprudência essencial. Nem supérflua, já agora. Não tinha jurisprudência, ponto final.


Pensando que o exemplar que comprei pudesse ter defeito, contactei a editora. Que me disse: a jurisprudência só será incluída num segundo volume a publicar em Setembro. Como? - pergunto eu - então se na capa diz "código de processo penal, legislação processual penal e jurisprudência obrigatória, se não há nenhuma referência a volumes (nem um nem dois, nada), como é suposto eu adivinhar que uma parte do que anunciam na capa só será publicada afinal daqui a uns meses? Não era suposto dizerem na capa, pelo menos, pelo menos, volume um, informando assim o comprador de que possivelmente existirá um volume dois? Ou então, assim pelo menos, pelo menos também, não deviam dizer que uma parte do anunciado não está afinal no livro que se está a comprar?


Pois bem, enviei a minha reclamação por escrito. Fui até um bocadinho má, confesso, que não é nada meu. Disse-lhes coisas feias, como isso ser publicidade enganosa, que é crime, como o estarem a enganar o comprador, como terem perdido um cliente... E o que sucede?


Respondem quase de imediato. Um ponto a favor, logo à cabeça.
Defendem as razões deles. Ok, tudo bem.
E dizem-me (e cito): "como não pretendemos de todo que esteja insatisfeita com o produto que adquiriu, peço-lhe que nos envie a factura de compra do mesmo que nós procederemos à devolução do valor pago e oferecemos o livro que adquiriu." Muitos pontos a favor.


Perante esta atitude, que na verdade é a mais correcta, mas nem sempre a que mais se vê ou a que estavam obrigados, agradeci mas recusei a devolução, que não era necessária. Em todo o caso, fiquei satisfeita. Que lindos meninos.

2 Coisas dos outros

  1. ás vezes esses livros irritam... eu percebo :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que reclamaste, ao menos deram atenção e reconheceram que tinhas razão. A unica coisa que não gosto eh de não reconhecerem o erro, ficam sempre a justificar o injustificavel. Bjinhos.

    ResponderEliminar