Carta aberta. À minha filha que faz 9 anos
C.,
Estou constantemente a achar que o tempo passa demasiado depressa e fazeres 9 anos hoje dá-me mais uma vez a prova de que é verdade. Principalmente porque nos lembramos tão perfeitamente do dia em que nasceste, que foi quase há uma década, mas é tão presente como se tivesse sido ontem. Mudou tanta coisa deste então. A nossa família está o triplo em crianças, mudámos de cidade, de casa..
Também estás a mudar. Antevejo uma pré-adolescência com tudo o que isso tem de bom e de menos simpático. Já tens momentos de nos revirares os olhos, de nos dizeres "poupa-me..." e de revoltares profundamente em modo zangada. Isto é tudo novo para nós.
Mas por outro lado, continuas a ser imensamente sensível, no que sentes, no que escreves, como te comportas. Tens uma preocupação enorme com os outros, às vezes à frente de ti própria, és querida, preocupada, atenta, amorosa. Isso está tudo igual.
Fazes ginástica, rodas, pinos, cambalhotas. Adoras mar e piscina, desenhas, escreves. Fizeste um cartão ao pai nos anos dele que nos surpreendeu a todos. As tuas composições na escola são incríveis. És uma excelente aluna. Já falas bem inglês. Preferes letras a números (tal e qual a sua mãe...!). Gostas muito de ler (neste momento, banda desenhada principalmente). E claro, continua a paixão da televisão, ainda que mais moderada. Dizes que quando fores grande queres ser cozinheira (ou professora, ou pintora às vezes) mas na verdade ainda nem decidimos a próxima escola. Lá iremos - mas tu pedes o Clara quase todos os dias.
Detestas andar de carro mas adoras avião e podíamos estar sempre a viajar.
Não pediste prenda este ano mas pediste um voo para irmos ver o tio Diogo à Irlanda. E andas a sonhar com o Japão.
Quando vamos às compras queres roupa e calçado. Já não há bonecos nas tuas camisolas, só tops curtos! És super confiante, adoras experimentar roupa e estás manifestamente a ficar uma vaidosa! Venha a Zara em vez do Toy's'r'us. Fruto da idade, nós percebemos.
Gostas de "passar tempo com a família" e o natal "não é sobre prendas, mas estarmos juntos". É o tamanho do teu coração. És a mais querida com as manas, super protetora da I. (ai de quem lhe faça alguma coisa!) e uma mini-mãe da L., que dizes que é a bebé mais fofa e inteligente do mundo!
Sou tua fã incondicional. Mesmo quando te zangas toda comigo, até quando me viras os olhos. Porque na verdade eu sei que és a minha C. para sempre. Gosto de ti! Parabéns a nós
0 Coisas dos outros