Que idade?


Não sou velha nem nova. Tenho a idade que tenho, que nem é muito avançada nem ainda de miúda. Mas toda a gente acha que sou menor de idade. Não é que eu fique zangada, ou ofendida, mas convenhamos, eu gosto de ser levada a sério quando estou a falar a sério. E isso não parece acontecer.

Exemplifiquemos:

Ex. 1
Encontro na rua a mãe de um antigo colega de escola do meu irmão, que seguramente não via há 10 anos.
Ela: Então e tu? Pois, tu ainda estás a estudar, não é?
Eu (respira fundo, conta até 10): Não, já estou a trabalhar há uns anos, desde que terminei o curso.
Ela (em tom dengoso!): Oh, que querida.. tão pequenina..!
(contar até 10, contar até 10)

Ex. 2
Manicure num salão novo que nunca tinha experimentado.
Ela: Então e é de cá?
Eu: não, não..
Ela: ah, está a estudar então?
Eu: não, eu já trabalho..
Ela (admirada): mas com essa idade?
Eu: mas que idade acha que eu tenho?
Ela: 17!
(respira, respira)

Ex. 3 (de ordem abrangente, este)
Sempre (sempre!) que é necessário indicar dados pessoais por algum motivo (inscrição em alguma actividade, registo em qualquer coisa), as pessoas optam por concluir "estuda, não é?". 

Não, eu não estudo. Já deixei de estudar há alguns anos, estou a trabalhar desde então, não sendo velha, não sou menor de idade e não gosto particularmente que me achem uma mini-gente, quando não o sou. E já nem estou a pensar em exemplos que aconteceram no trabalho... Dizem-me: "quando fores velha mais adorar que te achem nova". Talvez. Mas por agora dava-me mesmo jeito que me levassem a sério e me vissem como uma maxi-pessoa!

0 Coisas dos outros