Somos duros de roer

Na sexta-feira à noite estava a dar na RTP 1 o programa Portugueses pelo Mundo e uma das histórias era sobre João Soeiro (27 anos),  estudante de piano na Academia de Música Gnessin, em Moscovo.
Foi para a Rússia viver em busca do sonho de estudar música. As condições em que vive, num pequeno quarto que partilha com dois colegas, não são no entanto as mais agradáveis, o que, aliado à exigência e disciplina do curso, torna toda a experiência muito mais díficil. O facto de as condições de vida nem sempre serem as melhores, leva várias pessoas a abandonar a escola, a meio do curso, por ser demasiada a pressão. 

Sobre isto, disse:

     - Não será o meu caso porque.. eu sou português. Sou duro de roer.


Achei esta declaração fantástica.
É exactamente assim que nos vejo, duros, fortes, resistentes. Podemos perfeitamente com todas as adversidades e não somos de desistir. O que se passa em torno da situação actual só se explica por um desânimo generalizado, por um momento de maior fraqueza, que por certo passará. Oxalá possamos todos recuperar as forças e seguir em frente, com a energia e a determinação que nos caracteriza, que é a nossa marca lá fora e que já vem sendo hora de ser também cá dentro. Não desistimos porque somos portugueses. Porque já lutamos batalhas mais duras que estas e saímos vencedores. Porque também agora venceremos e diremos ao mundo que nós, somos duros de roer. Acredito nesta nação e vejo uma garra escondida atrás da máscara do desalento. Vai vencer. Tenho a certeza que vencerá, e também isto acabará por passar.

Descendo ao particular, e em resposta ao pânico manifestado em posts anteriores, espero também uma manifestação de bravura da minha parte, um murro do espírito, um soltar de alma. Uma força escondida que se revele implacável para suportar este momento, que é difícil, exigente, assustador. Uma energia a triplicar, que me dê um novo impulso neste esforço quase final. Vou conseguir. E quando cruzar a meta, vitoriosa, e me perguntarem como consegui, direi tão só "sou dura de roer."

0 Coisas dos outros