Dia 23 - 31.05.2012



Dia um de parque.
Notas mentais para a próxima sessão: levar relógio (a boa notícia é que corri trinta minutos sem saber), ajustar a bolsa do mp3 (os braços t-rex são muito pequenos e cai) e pensar (ver vídeos no youtube?) em formas de fazer abdominais eficientes (ao invés da tentativa frustrada de coisa que hoje fiz).

Quanto ao resto, fez-me falta um contador de tempo, ritmo e calorias e o aparelhinho dos abdominais. Comecei por dar uma volta a passo, depois duas voltas a correr, uns psedo-abmonais e mais duas voltas a correr. Quer-me parecer que cada volta tem 700 metros mas hei-de confirmar. Em todo o caso, há um outro percurso, de cerca de 1500 metros, na parte superior do parque, onde hoje não pus os pés. Andei somente pela parte inferior, com o percurso mais pequeno e para primeiro dia talvez não esteja assim tão mal. 

Depois, foi engraçado ver que algumas coisas se mantém exactamente na mesma. O ano passado, talvez em Março, iniciei o movimento de exercício físico e praticava-o sempre neste parque. Costumava ir três vezes por semana e lá estava sempre um grupo que, começando por ser de três ou quatro pessoas, depressa chegava às nove ou dez, que de forma sincronizada corria durante horas (se calhar não, mas era o que parecia). Mantém-se igual. Lá os vi hoje. Quando cheguei estavam três e quando vim embora eram cinco, sempre em conjunto, às voltas pelo parque. Deixei de ir o ano passado, em Junho talvez, mas é bom ver que passado quase um ano, ainda se juntam os amigos para correr. A estratégia é no entanto diferente da que usava no ginásio; o exercício é de resistência e não esforço. Correm uma hora em ritmo lento em vez de meia hora em modo mais rápido. Hoje corri também em modo mais lento, mas durante mais tempo. Não sei o que trará maiores resultados. Mas ao vir para casa defini um novo objectivo. Quero porque quero chegar ao fim do verão a aguentar uma hora seguida a correr, sem uma única pausa. (Se calhar isto não é tão fantástico como soou na minha cabeça mas..) Está prometido!

Quanto aos abdominais, preciso de ajuda. Tentei fazer alguns, deitando-me numa plataforma de madeira com umas barras que julgo ser exactamente para esse efeito, mas não aconteceu nada. Não consigo realizar o movimento de forma correcta. Ou seja, tenho de aprender a fazer abdominais sem a bengala que uso no ginásio. You tube, aqui vou eu!

No geral, não foi uma experiência tão custosa como me lembrava. Aprendi entretanto a controlar a respiração e isso faz toda a diferença na corrida ao ar livre. Faço-o agora de forma controlada, a pensar no que estou a fazer (e nem pensar em distrair-me com coisas como encolher a barriga, porque lá se vai o ritmo da respiração - sou estranha, eu sei) e desta vez, por muito que me tivesse custado, deixei os óculos de sol em casa que, sendo uma grande ajuda a manter os olhos bem abertos (e não semi-cerrados por força da claridade), apertam ligeiramente o nariz e dificultam muito a respiração. É estranho mas só recentemente me apercebi disso. Sempre que corria ao ar livre, aguentava muito pouco tempo porque me faltava o ar. Até que comecei a fazê-lo na passadeira (dentro de portas, portanto, e sem necessidade de óculos de sol) e percebi a causa: a falta de ar vinha dos óculos, mais precisamente daquelas pequenas peçinhas que ficam apoiadas no nariz e que, não apertando, fazem uma certa pressão e impedem a passagem do ar. Hoje portanto, respirei que foi uma maravilha. E pude finalmente ser uma pessoa normal que corre no parque sem abafar! Venham mais dias!

0 Coisas dos outros