Aviso: este é um post de pessoa má!

Pergunto-me de onde virá a fama. Não tenho facebook e não colecciono "amigos" ou "likes" ou quaisquer outras coisas que o Zuckerberg inventou; mesmo no blog, não o grito aos sete ventos, pelo que compreendo perfeitamente a minha ausência de "fama" (popularidade?). Vivo bem com isso e a questão não é essa. Aquilo que me intriga é como é que alguns blogs têm tantos seguidores ou como é que algumas pessoas têm tantos amigos no face. Ninguém pode ser tão popular assim!

Deixando o facebook de parte, cuja forma de coleccionar pessoas desconheço por completo, vamos pensar nos blogs.

Entrei na blogosfera, de forma passiva ainda, há cerca de um ano. Lia um ou outro blog pouco conhecido (de uma ex-professora da faculdade, de uma colega, etc.) mas zero contacto com os mais lidos. Entretanto chegou o Verão, terminaram as séries de Inverno e eu fiquei com falta de entretimento naquela meia horinha entre o fim do trabalho e o jantar, ou mesmo antes de ir dormir. Comecei assim a exploração e fui descobrindo cada vez mais blogs, entre os super famosos, os relativamente conhecidos, aqueles que quase ninguém lê, etc. Alguns sigo, outros passo por lá de vez em quando. Não me questiono tanto quanto àqueles que têm centenas ou milhares de leitores por dia. Essa fama já terá nascido há muito e vem sendo alimentada, a bem ou a mal, e o sucesso explica-se por si só (bem, isto dava outro post). Questiono-me sim quanto aos mini-blogs (menos famosos, vá) que têm já cinquenta ou cem seguidores. Pergunto-me: de onde é que eles vêm? Será que isto é como o facebook? Colecção de pessoas?

Não me interpretem mal. Isto não é inveja. Mas por vezes dou por mim a ir parar a blogs com dois ou três posts (ou mesmo que sejam vários), em que - perdoem-me a sinceridade - não se diz nada de jeito ou nada de novo ou nada que não seja escrito em outro sítio qualquer, e ainda assim esses mesmos blogs, têm uma série de fãs. Qual a razão de seguir um blog onde não se diz nada de interessante? Onde são dados erros ortográficos graves (dos que doem, mesmo)? Onde apenas se repetem ideias já vistas e revistas em outros exemplares do género? Que não são engraçados, não distraem, não ensinam, não acrescentam nada? Até compreendo a questão (e mesmo assim não inteiramente) do ponto de vista de quem escreve. Se calhar é justamente isso que faço, ao reiterar ideias que são faladas noutros sítios (não sei) ou ao não acrescentar nada de novo. Mas da perspectiva do blogador, enfim, faz um certo sentido. Até porque vivemos num país livre e cada um diz o que muito bem entender (dentro de certos limites, claro está). Que as ideias non-sense que as pessoas livres debitem num blog encontrem dezenas ou centenas de seguidores, isso já me ultrapassa (mesmo nesta perspectiva de liberdade). Vai daí eu compreendo a falta de fama deste blog, por exemplo. Passam por aqui meia dúzia de pessoas. Se eu estivesse do outro lado do computador, possivelmente também só aqui passaria esporadicamente. É o que se faz aos blogs nada de especial. Como é que há tantos blogs nada de especial (para não dizer especialmente maus) a ter sucesso (mesmo que não seja um sucessão, mas um sucessinho razoável) é que me ultrapassa. Não estou a pensar em nenhum especial. Tenho cá as minhas "vítimas", muito perdidas no blogger, mas não me refiro a ninguém em particular. São só umas ideias gerais, que me passam cá pela cabeça. Tenho para mim que dão rebuçados. Caso contrário, ninguém de vontade livre e esclarecida os podia aguentar.

1 Coisas dos outros

  1. Eu acho que o facto de um blog ser mais popular que outro tem haver com a divulgação que é feita por cada um, quanto mais se dá o blog a conhecer mais seguidores terá. Acho que não interessa, para a maior parte das pessoas, se o tema do blog é interessante ou não, acho que vai mais pela curiosidade do que possa ali ser mostrado!

    Gostei da sua visão sobre o tema ;)

    ResponderEliminar