História concisa de Portugal / Youcat


Nos intermédios da leitura "à séria", vou passando os olhos noutras coisas, igualmente sérias, mas mais de consulta. Livros para se ir lendo. Estes são dois exemplos de 2012.

A História concisa de Portugal foi um presente do P., em face das minhas dúvidas sobre questões portuguesas. Réis, principalmente. Onde é que já vão os réis na minha cabeça? Não é nada bonito, eu sei. Mas depois de saber as dinastias na escola primária, não voltei a falar mais do assunto e agora penso nisso com mais frequência. Além desse, outros temas me preocupam. E este livro vem dar resposta a alguns deles. Está dividido em dez partes (Origens, 1128-1223: A independência e organização do Estado, 1223-1385: Processos e conflitos sociais, 1386-1498: A solução atlântica, 1498-1580: O monopólio oriental, 1580-1668: O domínio Filipino e a Restauração, 1668-1777: Monarquia Absoluta, 1777-1820: O fim do antigo regime, 1820-1910: A Monarquia constitucional e 1910-1974: A Revolução), tendo sido feita ainda uma adenda em 1992 com o pós-revolução. Nas palavras do autor, é um livro que não demora muito a ler, com uma imagem global da evolução histórica do povo português e que não contém mais do que o essencial. Por isso lhe escapam vários pormenores e uma visão cirúrgica de cada episódio, já que representa apenas uma espécie de resumo. Conciso, portanto, para os curiosos não historiadores.

O Youcat foi igualmente um presente, do P.M., numa fase pré-casamento, também para que encontrasse algumas respostas a várias dúvidas. Tem sido uma das minhas companhias nas grandes viagens e apesar de me ter trazido outras tantas perguntas, vai resolvendo uma ou outra, ainda que as matérias da religião sejam imensamente complexas e cheias de interrogações. A sugestão da contracapa é que seja estudado, no silêncio do quarto, como casal, em grupos de estudo, nas redes sociais ou de uma outra forma qualquer, pois ajudará a enfrentar os desafios deste tempo com força e determinação. A mim ainda não me ajudou nesse sentido, mas talvez noutros, e por isso tem sido uma presença por estes lados.

0 Coisas dos outros