Pequenos prazeres


Aproveitando o intervalinho da hora do almoço, fiz uma coisa que nos últimos dez anos não me lembro de ter feito: fui à biblioteca municipal. Consegui encontrar o meu cartão de sócia, em que o meu nome aparece escrito com letra de escola primária, possivelmente do ano em que me inscrevi e lá fui eu.
A biblioteca da cidade onde eu vivo fica num lugar privilegiado. Hoje especialmente, que está um dia de verão. Mas lá dentro corre um ar fresco, das portadas abertas, e as pessoas sentam-se confortavelmente nos cadeirões junto às janelas. São várias as que lêem jornais, mas também as que se sentam nas mesas nos seus computadores, tiram apontamentos ou pesquisam livros. Estas são as que eu gosto mais. E se tempo tivesse, era ali que passava o resto da minha tarde, no meio das estantes, a namorar as lombadas e a tentar não me comprometer com mais do que três livros, que é o limite máximo do empréstimo. Desde pequenina que é assim, esta atracção pelos livros, o toque das capas, o cheiro do papel. E a biblioteca, um bocadinho mais do que as livrarias se calhar, é o paraíso. Um paraíso de que já não me lembrava, mas que hoje me soube tão bem. Para além das suas próprias histórias, todos os livros, revistas e jornais podiam contar uma história. Já foram vistos, folheados e lidos por uma imensidão de pessoas e isso enriquece-os. Por isso gosto também particularmente de livros usados, em que as páginas se separam sem esforço, algumas com cantos dobrados, outras já muito gastas. Podem não ser comparáveis aos livros novos, acabadinhos de chegar às nossas mãos, que trazem novidades e um toque especial, mas eu gosto deles. Gosto dos dois, aliás. Apesar de só ter estado na biblioteca o tempo necessário à requisição que fui fazer, foi um pequeno prazer, neste dia que anuncia um caos iminente, quase, quase a acontecer, mas que gostava de adiar. Assim que tenha um dia livre, o que não se prevê para breve, vou passar a tarde à biblioteca, de caderno e caneta em punho, para ir escrevendo tudo aquilo que não conseguir ler.

0 Coisas dos outros