Coimbra tem mais encanto na hora da despedida



Quando entrei na faculdade o meu objectivo número um era terminar o curso nos cinco anos sem percalços ou pedras no caminho. Sempre achei que devia fazer todas as cadeiras no seu devido tempo: as frequências em Janeiro, os exames em Junho e nada em Setembro porque já estaria tudo feito. Achei que, a ser assim, isso bastaria. Agora vejo que avançar sem contratempos não é suficiente; ser constante e regular não chega. É preciso mais. Acabei o curso em Junho do ano em que o deveria ter feito, cinco anos depois de entrar. Nunca levei uma cadeira a recurso e nunca nenhuma me acompanhou pela segunda vez no ano seguinte. Tive férias de verão sem livros e férias de Natal e Páscoa a estudar. Fui a todos os dias de todas as Latadas e Queimas; fui no carro e cartolei; fiz parte de uma Tertúlia, não falhei o Baile. Fiz amigos, saí à noite e namorei. Fui também a todos os dias de (quase) todas as aulas, teóricas e práticas. Na última semana do curso fiz três melhorias e no último semestre cinco. 

Mas agora vejo que não foi suficiente.

Passaram-me ao lado as tunas e o fado, o NED, a DG, o ENED e o Erasmus; à parte de uma ou outra experiência, passei ao lado de estágios de verão, estágios de curta duração, trabalhos em part-time, voluntariado; deixei passar secções de jornalismo, teatro, música. Fiz desporto mas passou-me a respectiva secção. Agora olho para trás e vejo tudo o que poderia ter feito.
Quando entrei na faculdade achei que o mais importante era o lado curricular: as aulas, os trabalhos, os exames, as conferências. Agora percebo que o “extra” é tão ou mais relevante: as actividades, os estágios, as experiências. Se pudesse voltar atrás teria alterado o percurso. Não que me arrependa. Mas sei agora que o enriquecimento do currículo corre a par e passo das notas e da média.

Licenciei-me há uns anos atrás e estou a trabalhar desde então. E por isso o meu conselho, se posso aconselhar alguém, vai para quem está a começar e não para quem termina. Um: façam o curso; dois: façam muito mais do que isso! Participem em actividades extra curriculares, em música, teatro, politica, desporto, cultura, jornalismo, em encontros, em vivências; estudem fora, vivam fora; procurem estágios de verão e inverno, saídas profissionais, cursos de línguas, informática, jardinagem, costura; façam voluntariado; acolham um estudante estrangeiro; fundem um clube; criem uma banda; ganhem um prémio; participem no que houver para participar; colaborem com a Universidade, a Faculdade, a Câmara Municipal; criem projectos; tenham ideias!; mostrem ao mundo quem são! No fim de contas, vai tudo valer a pena.

Quando fui para Coimbra, fui apenas para tirar um curso. Eu estava errada. Hoje sei que ser estudante é muito mais do que estudar.

0 Coisas dos outros