Estou em negação. Ou não estarei?

Uma amiga, mãe de uma menina de três anos, disse-me um dia, teria a filha algures dois, que chegou à escola para a inscrever e pediu à educadora: "eduquem-na que eu não consigo."

Era uma miúda que não comia, dormia mal, dava imensas dores de cabeça aos pais. Tinha gatos e um dia bufou a um vizinho. Alguma falta de regras, muita personalidade. A escolinha fez maravilhas por ela.

A minha filha fez dois anos em Outubro e tem estado desde o dia em que nasceu, em casa. Foi por nossa opção, e obviamente por disponibilidade infinita da avó. Começamos no entanto recentemente a equacionar a ida para a escola.

Há uma parte de mim que não quer que ela vá para a escola porque em casa tenho-a mais protegida. É o lado mãe galinha, não vale a pena negar.

Mas depois há aquele lado que me parece mais racional, em que me pergunto: será que a escola será efectivamente a melhor opção neste momento (isto é, aos três anos?)

Declaração de princípio: fui aos cinco anos para a escola e não me acho mais burra que os outros. Cresci com as mesmas oportunidades, não fui diferente por isso. Aos cinco anos adorei imediatamente a escola. Nunca chorei, ia com gosto. Gostava da professora, dos colegas, queria passar lá mais tempo. 

Dizia eu, escola para a minha filha, aos três anos?


Sem querer transformar isto numa ode à minha filha (não que ela não mereça),
A C. tem dois anos e três meses.
Fala perfeitamente deste o ano e meio.
Diz o nome completo
E que tem dois anos mas vai fazer três
Usa o pote desde os 9 meses
Conta até 10 e conhece os algarismos todos quando os vê
Sabe grande das letras do alfabeto e associa-as a palavras: B de barco, S de soninho, M de mamã, P de papá
Conhece as formas.
Desenha círculos perfeitos
Sabe as cores todas, mesmo as esquisitas
Conhece toda a família e amigos e estabelece relações (esta é mãe daquele).
Sabe quem são as pessoas quando as vê em fotografias.
Sabe onde moramos e onde moram os avós
Conheces os animais todos e os sons
Tem uma noção do tempo
Tem horas de comer e dormir, que cumpre.
Dorme a noite toda desde os 3 meses
No quarto dela sozinha desde os 5
É imensamente sociável, mesmo com quem não conhece.
Não estranha ninguém.
Diz obrigada, por favor e desculpa.
Anda nas aulas de música e expressão plástica
Convive com outras crianças, quer nestas aulas, quer com amigos.
Adora animais.
Come sozinha e lindamente.
Só usa chupeta para dormir, a qual nunca sai do quarto
Pergunta o porquê de tudo
Quer saber o que diz em todo o lado
Quer saber como se chamam as letras que não conhece.
Canta de cor uma quantidade inacreditável de músicas
Soletra!
Tem uma imaginação que ninguém acredita
Inventa histórias e nomes
Tem um racíocinio que nos surpreende todos os dias
E uma memória bem melhor do que a minha
Brinca sozinha e faz diferentes vozes para os diferentes bonecos
Prefere obviamente brincar acompanhada
Joga às escondidas
Sabe o significado de "meu" mas aprendeu a partilhar
Empresta e dá

O que é que falta?
Aprender a defender-se? A bater? Ficar mais vezes doente?
O que lhe vai trazer a escola de adicional?
Horários? Já tem
Regras? Já tem

Precisava mesmo de ajuda nesta parte porque estou, estamos, honestamente com dúvidas. Não sei o que é melhor mas acho que é disto que se trata, do que for melhor para ela.
Alguém ajuda?

0 Coisas dos outros