Porto vs Lisboa: descubra as diferenças

Não gosto nada de generalizar, dizendo que no Porto isto e em Lisboa aquilo mas devo confessar que nos apercebemos de imensas diferenças na maneira de ser das pessoas. Acho que isto não surpreenderá ninguém.

Há uma proximidade nas gentes do Norte, que pessoalmente adoro mas a quem pode soar quase intromissão, que não se vê em Lisboa. As pessoas são mais distantes ou distraídas. Vou dizer, correndo o risco de ser injusta com muita gente, que são mais frias.

Fiz bons amigos em Lisboa. Amigos lisboetas. Isto é só uma generalização, que como todas as generalizações abarca situações injustas. Mas têm tido connosco algumas atitudes no Porto que jamais se veriam em Lisboa; ou, por outra, que jamais vi em Lisboa.

Aconteceu-me em tempos em Lisboa, devido a muito más notícias, chorar desalmadamente na casa de banho do trabalho. Entrei em desespero, sentei-me na (tampa fechada) da sanita e ali fiquei em soluços. Não fechei a porta porque nem pensei nisso e entrou uma colega que tão depressa a abriu e me viu ali, como a  fechou e pediu desculpa.

Ora, eu não sou exemplo para ninguém, mas se vir um colega a chorar em pranto dentro de uma casa de banho da nossa empresa, o mínimo é perguntar se precisa de alguma coisa. Esta pessoa, ignorou simplesmente o quadro.

Meses depois, numa sexta-feira ao final do dia, saía do escritório do Porto para o elevador e vinha com uma lente a arranhar-me imenso o olho e, por esse motivo, a pseudo-chorar. Uma colega que também esperava o elevador teve de imediato uma atenção comigo, a querer perceber se estava tudo bem.

Acho isto absolutamente característico do Porto. As pessoas são interessadas (ou cuscas, não interessa) e preocupam-se de uma forma que parece genuína. 

Isto é só um exemplo, sem qualquer valor estatístico e não se ofendam as pessoas de Lisboa - já disse várias vezes que aí vivi quatro anos muito felizes.Mas não sei se do tempo, se das distâncias, se do tamanho, não há nada que chegue ao Povo do Norte

1 Coisas dos outros

  1. as pessoas do norte são muito mais divertidas ahaha :D

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar