Objectivo fotografia

No Verão fiz uma publicação no Instagram de um grande plano do olho da minha filha, com uma legenda sobre a urgência da fotografia na minha vida. A verdade é que o meu homem me deu um maquinão e um curso e eu continuo a sentir que tenho um Ferrari mas me faltam quilómetros. 

É um lugar comum dizer que quem quer fotografar bem tem de fotografar muito; mas eu não o faço tanto assim. Por um lado porque continuo a reservar para momentos mais especiais; por outro, porque a fotografia de crianças em movimento tem mesmo muito que se lhe diga. Como a C. não está um segundo quieta, das quinhentas fotografias que tiro, aproveito meia dúzia. Há uma grande dose de frustração. Acho que já me devia sair melhor, mas como ainda acho que não saio, não tiro tantas fotografias como devia para melhorar efectivamente, logo não pratico e isto é um ciclo vicioso.

No curso também nos disseram que é normal que uma grande parte das fotografias não seja efectivamente boa. Eu tornei-me mais exigente. Sinto que o que até agora considerava boas fotografias (as do telemóvel, por exemplo), são agora piores. Ao longo deste ano tiramos algumas fotografias que estão absolutamente perfeitas (para aquilo que é o nosso gosto pessoal, naturalmente) e sem dúvida que elevaram os meus padrões. Não é qualquer fotografia agora que me enche as medidas e sou mais esquisita. Isto também não ajuda. 

Para além disso, acho que perdi um pouco de desenvoltura a alternar entre as aberturas e velocidades, que é uma coisa que só a prática nos traz e sinto que trabalho sempre no mesmo modo (que, pelo menos isso, já não é o automático). Isto deve-se a alguns factores mas em especial ao facto de querer fotografar rápido para não perder algum momento. Acabo por ficar presa nos mesmos valores.

Estou encantada com a fotografia e o grande desafio é sem dúvida complicar menos e fotografar mais. Em 2017 a máquina vai ser a minha melhor amiga, companheira de todos os momentos, e não só dos especiais, e vou fazer outra formação, especializada em fotografia de família / retratos / crianças.

Não sei bem como é que isto foi cair em resoluções de ano novo, mas está decidido

0 Coisas dos outros