Perfeitamente actual e eu com dúvidas outra vez

Post escrito em Novembro de 2016

O Mundo e as estrelas e os sóis e as luas


Estou no meio da ponte, como o burro.

Quero que a minha filha saiba que o Natal não é só prendas, dar e receber, embrulhos e laços.
Que o mais importante é reunir a família, ter um tempo de paz que se possa prolongar o ano inteiro. Que os sentimentos, as memórias, as vivências são o que temos de maior e os presentes apenas dão mais cor sem serem o essencial. São uma parte significativa também, não vou ser fundamentalista. Principalmente para as crianças. O que para mim importa, agora que ela tem dois anos, é que possa construir memórias que sejam muito mais completas do que o desembrulhar prendas. Mas que ganhe também gosto por dar. O Natal também são as prendas mas não é só sobre as prendas.

Com isto em mente, compramos-lhe o que ela pediu: um panda enormeeeee (é como ela diz) e um livro mas (ainda) não lhe compramos mais nada. Aqui entra a ponte e o burro, que sou eu. Compro-lhe mais alguma(s) coisa(s) e encho o Natal dela com mais prendas? Ou dou-lhe só o que ela pediu e debaixo da árvore encontra só um presente para desembrulhar?

Que ninguém venha com o politicamente correcto e me diga que parte do encanto não é, também, ter muitos embrulhos para abrir. Claro que é. Tenho as melhores memórias do Natal - ainda hoje é a festa de que mais gosto - muitas delas nada têm a ver com prendas, mas com pessoas, cheiros, sabores, tradições - mas há uma recordação maravilhosa da manhã do dia 25 em casa, com os nossos sapatinhos cheios de prendas. Gostava que a minha filha construísse memórias felizes. Sei que não são os bens materiais que nos dão mais felicidade mas ela é pequena e vai ter tempo para crescer, Apetece-me dar-lhe o mundo e as estrelas e todos os planetas e cometas e astros e sóis e luas e dar-lhe (só) um Panda, parece-me tão pouco. 

Natal também é tempo de agradecer. Estamos tão, tão gratos por ela que a queria encher de prendas como forma de lhe agradecer. Ela sim é um verdadeiro Natal na nossa vida, todos os dias. Gostava que soubesse disso. E há uma parte de mim que acha que ela poderia perceber melhor se tivesse trezentos embrulhos para abrir. E outra parte que me diz que não, que ela já sabe.

Claro que vão haver outras prendas, dos avós, dos tios, dos amigos. A nossa família é enorme e dia 25 estaremos todos juntos, de certeza que com vários embrulhos à volta. Mas na nossa casa, nós os três, será que juntamos mais alguma coisa ao Panda?

1 Coisas dos outros

  1. Entendo essas dúvidas. Pessoalmente opto sempre pelo "menos é mais". Nunca lhe compro mais que um presente no Natal (e no aniversário), exatamente porque sei que vai receber tantas outras coisas na mesma altura. Acho que acaba por não dar valor ao tanto que recebe. Prefiro ir comprando coisas ao longo do ano.
    Mas o que quer que decidas está certo, se ambos estiverem em sintonia e assim entendam que é a melhor opção! :)

    ResponderEliminar