Outra vez as papas de aveia

Houve uma altura da minha vida em que achei que aderir às papas de aveia era uma boa ideia, como opção mais saudável no modo de vida. Cheguei a pedir informações sobre workshops que se iam realizar (na altura ainda em Lisboa) e quando comentei isto com o meu homem, fui altamente gozada. Desisti dos workshops.

Como o universo é uma coisa maravilhosa e a justiça tarda mas não falha, foi o meu querido marido quem começou a dada altura a consumir papas como um menino crescido. Um dia lá experimentou e ficou fã – e eu sei por conhecimento que ele mal disse o dia em que se riu da minha intenção de workshop frustrada, que lhe teria valido umas receitas bem boas.

Ora, enquanto ele se foi mantendo consumidor fiel da iguaria, eu encostei as botas (pronto, se calhar ele conhece-me melhor que eu e sabia que a coisa não ia durar muito). Quando comia papas sentia-me mal disposta e enfartada e honestamente enjoei das combinações muito rapidamente. Por causa disso, acho que talvez há um ano que não me dedicava à causa.

Até há umas semanas atrás.
Num final de tarde mais frio de repente apeteceu-me imenso voltar às papas de aveia (que têm mesmo aquele clima de “confort food” sem serem altamente calóricas).
Experimentei uma receita básica, de aveia com leite, mel, cocô ralado (tudo cozinhado) e polvilhei com pedacinhos de granola, noz e canela. E alegria, alegria! A combinação resultou na perfeição e toda a tigela ter-me-ia sabido às mil maravilhas não fosse a minha filha ter aparecido para apreciar o prato, ir buscar uma colher para ela e rapar o tacho.

Depois desse dia tenho feito várias vezes como lanche (curiosamente sabe-me melhor ao final do dia do que de manhã e tolero bem a digestão) e acho que as papas de aveia vieram mesmo para ficar.

A receita que tenho para uma destas próximas tardes foi inspirada numa imagem que vi no Instagram, de uma taça linda e super apetitosa de papas de aveia com banana caramelizada e nozes, que juro que cheira a Natal. 

Basta cozinhar a aveia com leite e fazer à parte a banana caramelizada: banana às rodelas salteada com uma colher de açúcar amarelo (vou testar de cocô) e umas gotinhas de baunilha; depois juntar tudo, polvilhar com noz (ou outro fruto seco) e canela e ser feliz! Bom apetite! (E ainda é cedo para dizer “Feliz Natal”, certo?)

1 Coisas dos outros

  1. Não, não é nada cedo para desejar Bom Natal! :D
    Ainda não me rendi às papas de aveia... Vou ter de experimentar um destes dias! :)

    ResponderEliminar