Eu achava que não gostar do meu trabalho era um problema controlado. Eu estava enganada


O que é novo é aquilo de que me tenho vindo a aperceber: há consequências em não se gostar daquilo que se faz. 

Mas vamos por partes.

Até aqui eu estava convencida de que não gostar do trabalho me causava apenas um sentimento de frustração, irritação, "por favor não quero ir trabalhar" ou mesmo de "onde é que eu entrego a carta de demissão"; diário, é certo, mas controlado.
Eu podia até admitir que a longo prazo isto se fosse transformar numa coisa cada vez mais insuportável, até um ponto de rotura, que teria possivelmente o impacto de me tornar mais chata, mais aborrecida, uma pessoa pior.

O que eu não estava à espera é que ter um trabalho que detesto me fosse tornar uma má profissional. Isto é que é grave.
Vou por a modéstia de lado e dizer que sempre me considerei uma pessoa profissionalmente muito dedicada e responsável. Sempre dei tudo pelo meu trabalho, fiz mais do que me competia, trabalhei fora de horas. Nunca falhei um prazo. Sou exigente. Acho que trabalho bem.

De repente tudo isso se está a perder. Continuo responsável, não falho prazos, não deixo passar. Mas sou seguramente menos dedicada, menos interessada, menos atenta. Estou em risco de cair no "não quero saber".

Isto é grave. Até mais desinteressada consigo perceber a gravidade da situação e a urgência de a corrigir (mudando de trabalho?) embora me sinta algo bloqueada. 

Sei que o primeiro passo para reverter este cenário é reconhecê-lo - estou a fazê-lo - e que depois disso mudar é urgente. Não te esqueças: mudar é urgente.

2 Coisas dos outros

  1. se não estás bem, acho que devias mudar de trabalho. é extremamente frustrante estar a fazer algo que nao gostamos. eu sei que o mercado não está facil, mas para bem da tua carreira -- e da tua sanidade mental -- devias tentar arranjar outra cosia :/

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nem todos nos podemos dar ao luxo de fazer o q gostamos.
    Eu até não desgosto de "vender fazendas", mas o que me lixa ali dentro são as chefias e as colegas.
    "Se estas mal, muda-te?"
    Mas para onde neste país, meu Deus?!?!
    Não tenho coragem. :(

    ResponderEliminar