Os Maias

Calculei mal as minhas necessidades literárias e ao fim de duas semanas e cinco livros dei comigo sem nada que ler. Isto depois de os últimos dois terem sido já um extra que por cá apareceu, cortesia de um outro viciado nas leituras.

O problema maior foi que a casa onde estou não tem biblioteca, talvez por ser de praia e cada um trazer os seus livros quando vem. Em cima de um móvel encontrei no entanto, entre publicações oferta e exemplares infantis de tempos passados, os Maias. E pronto, ficou decidido: acabar o Verão com o Carlos da Maia, João da Ega, Maria Eduarda e demais amigos, relendo este grande livro talvez pela terceira vez.
Entrar no espírito é o mais imediato. Acontece logo com a primeira frase, que me desliga do mundo e me transporta para "A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, [que] era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula e em todo o bairro das janelas verdes pela casa do Ramalhete ou simplesmente o Ramalhete."

0 Coisas dos outros