Aula de música

A C. adora música. Em nossa casa há música a tocar o dia todo e se não estiver a tocar, elas está de certeza a cantar. Sabe as letras de várias, os ritmos de todas, pede desde muito pequenina (acho que ainda nem falava) para ouvir esta ou aquela (tem gosto e personalidade esta minha filha). No carro vai sempre a ouvir qualquer coisa e a nossa coluna portátil (do tamanho da palma da mão) anda sempre connosco - vai ser de certeza daquelas miúdas de coluna ao ombro e calças a cair pelo rabo abaixo. Foi aliás uma prenda para o pai, de que a filha fez questão de se apropriar e a que dá muito uso. Pede para lhe cantarmos quando vai dormir. Ela própria canta quando está a brincar. Inventa letras ou segue à risca. Desde que fez anos que os "parabéns" andam sempre no ar. Estamos em Outubro e já começou há dias o "a todos um bom Natal". Podia continuar mas já deve ter dado para perceber a ideia.

Como isto é assim desde que ela é gente, há muito que a queríamos por na música.
Quando viemos para o Porto comecei logo a procurar escolas e opções, para descobrir que só ensinam instrumentos na maioria das escolas a partir dos quatro anos, e em algumas dos três. Mas há, ainda assim, música para bebés em dois ou três sítios - para além dos concertos da Casa da Música.

Nesta pesquisa fomos encontrar precisamente as "aulas" / sessões em que anda agora, um dia por semana.
Não ensinam instrumentos aos miúdos, que têm entre dois e três anos, mas há guitarra sempre a tocar e objectos que produzem sons para os pequeninos experimentarem. Há danças e saltos e palmas. Há partilha dos objectos entre todos. Há boas vindas personalizadas com os nomes de cada um. E muita música cantada ao vivo por uma professora que é muito, muito querida. Quando se canta a música da despedida - adeus até para a semana - temos a sensação de que passou tudo muito depressa e isto só pode ser uma coisa boa. 

0 Coisas dos outros