Publicidade a... Medicamentos?

A publicidade a medicamentos banalizou-se de tal forma nos últimos anos que hoje em dia é quase tão bem estar constipado como usar a última tendência em moda. Há para todos os gostos e feitios, desde narizes entupidos, a dores de costas, cabeça, menstruais, micoses, amigdalites, pernas cansadas and so on.

Pessoalmente acho um abuso que devia ser revisto.
Mesmo aquela parte final em que se diz em speed que não-dispensa-a-leitura-atenta-do-folheto-informativo e em-caso-de-persistência-dos-sintomas-consulte-o-seu-médico-ou-farmacêutico, na verdade não muda nada pois já ninguém ouve, como as letras pequeninas dos contratos.

Claro que há legislação que regula a publicidade a medicamentos e a coisa deve em teoria ser controlada mas ainda assim, acho exagerado. 

Esta opinião sai ainda reforçada se pensar num desses últimos anúncios a um medicamento para "transtornos emocionais e ansiedade, que retrata situações NORMALÍSSIMAS da vida - nada de especial mesmo! - mas sugere o uso destes amiguinhos para "ajudar".

Que situações são essas?
A mulher fala em "cuidar das crianças, a casa e o trabalho" como sendo "muita coisa";
O homem em "dia cheio de reuniões importantes"
Por último, a criança - pasme-se! - está malzinho com "o regresso às aulas"
Todos eles com muito menos stress desde que tomam este medicamento.

Em primeiro lugar, acho inacreditável crianças em publicidade a medicamentos anti-stress, calmantes ou anti-ansiedade". O exemplo é péssimo e todos sabemos como o marketing funciona bem nesta faixa etária.
Depois, acredito que realmente várias pessoas necessitem de medicamentos para combater situações mais complicadas, mas por favor!; casa? filhos? E respirar? Almoçar? Jantar? "Hoje tenho de tomar o pequeno-almoço mas estou calma; tomo um comprimido e já me sint capaz"

Acho uma banalização. Preocupa-me, confesso, preocupa-me que desde tão cedo e com coisas aparentemente tão normais e costumeiras, se procure ajuda em medicamentos, como se fossem resposta para tudo. Serão certamente para situações difíceis, mas para a vida em geral? A sério, assusta-me..!

0 Coisas dos outros