Foi como ver tudo pela primeira vez

Em 2015 o meu marido ofereceu-me uma máquina fotográfica top of the world, juntamente com um curso de iniciação à fotografia de uma semana. Passei esse Verão a tirar montes e montes de fotografias mas com o tempo foi-se perdendo. Parte é culpa dos telemóveis, que são muito bons (mas não chegam aos pés da máquina!!); parte é porque tenho sempre imenso receio de a perder ou que me roubem quando pouso a carteira; parte também porque a falta de prática foi fazendo com que esquecesse o que aprendi e que não conseguisse fazer fotografias de que gostasse. Tudo combinado para ter usado a máquina meia dúzia de vezes nos últimos dois anos - o que é mesmo uma pena!

Há umas semanas atrás soube de um workshop via zoom com uma fotógrafa de quem gosto muito (retrato essencialmente e maravilhoso!) e inscrevi-me. Era um sábado de manhã e como faltava muito pareceu mesmo uma boa ideia.

No sábado passado quando o P. e as meninas saíram de casa para irem para o parque eu comecei a achar que não tinha sido tão boa ideia assim e quase me baldei! Mas bela luz que me iluminou à última da hora porque fiquei no curso e foi bem melhor do que imaginava!

Consegui rever todos os conceitos que já tinha mas com a vantagem de os ter recordado em modo três horas - ou seja, não deu para falar de tudo o que existe à volta de fotografia, deu para o necessário - e o necessário, consegui aplicar na prática, sem me esquecer de nada. Consegui combinar a abertura, velocidade e ISO para fazer fotografia como eu queria! Acho que nunca tinha acontecido. Perceber o que era preciso fazer para conseguir um determinado resultado foi como ver a máquina pela primeira vez!

Assim não é de estranhar que tenhamos passado a tarde inteira em testes! Fiz imensas fotografias em casa e aí pelas quatro fomos dar uma volta a pé que acabou por se transformar num passeio turístico na nossa própria cidade, tendo chegado a casa perto das oito da noite. Que maravilha! Andamos, andamos, andamos.. e no final, tínhamos feito 300 fotografias, eu e a C.! Passo grande parte do meu tempo a planear mas quando acontecem coisas inesperadas, sem planos (e correm bem!) adoro!

Com isto tudo quero dizer que espero manter viva a paixão e não me perder outra vez, ou seja, não esquecer os conceitos e manter a prática para fazer milhares de milhões de fotografias!


1 Coisas dos outros

  1. Gostava imenso de ger jeito para a fotografia, acho algo tao bonito.

    ResponderEliminar