The wonderfull world of the essential oils

Quando a D. me falou pela primeira vez nos óleos essenciais, estávamos em pleno Agosto, na esplanada do parque, de calções e havaianas, a praia já ali, eu pensei "esta miúda 'tá doida!, Olha agora óleos essenciais! Mas que bruxaria é essa?" Totalmente convencida que daí não podia vir coisa boa. Achava o conceito estranho e completamente desajustado. Se alguma vez óleos pudessem operar no tratamento do que quer que fosse. Só podia ser banha da cobra. Achei mesmo que ela se estava a passar para o lado negro da força, tal o meu descrédito.

Com esta idade já devia no entanto saber que estamos sempre a aprender, que nada é garantido, que mudar de opinião faz parte. Neste caso, passei de um gigante "What?!" para um enorme "Vamos lá estudar isso!"

Começou por a D. me ter plantado a semente, apesar da minha desconfiança. Na verdade ela falou com tanto entusiasmo do assunto e com tantas provas adquiridas, que aquilo produziu qualquer efeito em mim.

A verdade é que quando um mês depois a C. começou com tosse, eu lembrei-me dos óleos a meio da noite. Se às quatro da manhã no meio da tosse da tua filha o pensamento que te vem à cabeça é "óleos", se calhar de manhã pensas melhor sobre o tema. E então fui-me informar. Li dois manuais de aromaterapia e falei durante longas horas com uma amiga especialista. Especialista ao ponto de preparar as suas próprias "receitas" e de ter substituído grande parte dos produtos de banho por combinados de óleos. 

A grande vantagem dos óleos - e agora vou falar por elas porque não estou cem por cento convencida - é que ajudam na prevenção de uma série de coisas (desde constipações a desemprego - salvo seja) sendo apenas e só produtos naturais. As suas combinações, entre si e com óleos condutores, resultam em produtos alegadamente muito bons para diversas finalidades. Em especial aquelas coisas como tosse, ranhos, constipações (elas usam também na febre, gastros, dores musculares e um sem fim de fins). Fazem por isso magia, sendo que a magia pode operar topicamente ou por via de um difusor (há uma corrente que defende que alguns podem ser ingeridos mas a essa não vou aderir).

Depois de ter passado algumas semanas a pensar sobre este tema, começou a criar-se em mim alguma fé. Não vou dizer que acredito em pleno na matéria mas ficou cá qualquer coisa. De vez em quando falava dos óleos em casa e fui sempre trocando muitas mensagens num grupo que entretanto se criou para debate do tema.

Veio a suceder então que o Pai Natal achou que eu me portei mesmo muito bem este ano e deixou-me na meia pendurada na árvore um kit de aromaterapia, com um conjunto muito variado de óleos e um difusor. Esta coisa fofa:



Passado dois dias comecei a usar o difusor (topicamente ainda não foi necessário - graças a Deus!) e se acredito que aquilo é anti bacteriano quando colocado o Thieves ou anti viral com o Lemon? Ora bem... vamos dizer que acredito qb. Mas que dá um cheiro maravilhoso e um ambiente saudável, isso sem dúvida.

Tenho imensa vontade de aprender e saber tudo sobre este assunto e há um lado que acredita que poderei, quem sabe, ter bons resultados quando aplicado correctamente. Vou abster-me de usar para fins médicos - não vou querer combater a febre com isto porque me parece medicina demasiado alternativa, mas naquilo que em princípio não tem medicação associada (tosse, nariz entupido), parece-me mesmo uma boa alternativa. Isso e, claro, purificar o ar.

Sinto que é todo um novo mundo de conhecimento por adquirir e uma prova de que às vezes sou estúpida sem necessidade. De facto, eu achei que a D. tinha entrado num mundo quase obscuro e meses depois é ver-me igual. Quase que a "julguei." Estamos sempre a desacreditar de opiniões diferentes e isso não está certo. Da minha parte, faço um mea culpa. Prometo melhorar (e de certeza que há um óleo para isso!).

3 Coisas dos outros

  1. Tenho visto uns posts sobre isso, mas acho tudo tão caro que vou perdendo a vontade de usar!!!

    ResponderEliminar
  2. Nunca ouvi falar em tal coisa, mas acho que cada vez mais há pessoas a usar produtos naturais.

    ResponderEliminar
  3. Oh obrigada !! Vou fazer um post com tudo, prometo !!

    ResponderEliminar