"Nunca na minha vida quero mudar de casa nem de escola"

Estávamos a caminho da escola numa segunda-feira de manhã quando, do nada, a minha filha mais velha me diz:

- Nunca na minha vida quero mudar de casa nem de escola.

Assim, com todas as letras e o peso do nunca.

Por um lado, é mesmo minha filha! Eu tenho "alguns" problemas com mudanças (embora em casas tenhamos já alguma experiência em mudar) e em podendo prefiro deixar como está.

Mas por outro, que criança de quatro anos tem este discurso?

Admito que seja em muitos pontos uma coisa boa. Quer dizer que está feliz com o que tem, gosta da casa, gosta da escola. Fico imensamente feliz com isto. Mas não deveria querer coisas novas? Deveria estar preocupada em mudar? Ainda lhe expliquei que quando tinha um ano mudou de casa (cidade e distrito). E quando tinha dois mudou outra vez. Mas disse-me que já não se lembra mas que agora é crescida e não quer mudar. Pronto.

Os genes são tramados!
Mas numa note to self: Se calhar devia mudar o meu discurso em termos globais e aceitar melhor a mudança. Não tenho presente que lhe diga que mudar não é bom (antes pelo contrário, acho eu!) mas esta ideia dela só pode vir de mim, esse bicho anti-mudança. Temos todos muito que trabalhar, right?

2 Coisas dos outros