Esta é a história da nossa casa de praia

Há trinta e dois anos o meu avô comprou uma casa na praia. Há trinta e dois anos que fazemos lá praia. Quando éramos pequenos começávamos em Junho a ir aos fins-de-semana e ficávamos depois Agosto inteiro. Depois crescemos e eu passei a ir nas férias da faculdade e a ficar um ou dois meses seguidos. Partilhamos a casa com tios e primos, vivemos lá todos de férias, avós, pais. Tem seis camas onde dormem oito pessoas e teve um sofá cama durante muito tempo. Há quatro ou cinco anos recebeu um beliche. Viu nascer e crescer as minhas filhas. Viu nascer e crescer todos os meus primos. Já todos por lá andamos, uns mais, outros menos. Uns compraram uma casa mesmo, mesmo ao lado e a casa que o meu avô comprou na praia passou a ter vizinhos primos. Abriu entretanto uma escola. O centro continua mesmo ao lado, mas tem mais lojas. Há mais restaurantes. Há uma praça com bares, um centro com concertos e eventos. E há a nossa praia de sempre, com o nosso mar, os rochedos. E o nosso parque.
A casa que o meu avô comprou na praia há trinta e dois anos esteve sempre ao serviço da nossa família. Foi sítio de férias e foi casa de todos os dias quando se precisou dela. Foi dos meus avós e foi dos meus tios. Foi dos meus pais e nossa e nunca esteve ao abandono. Já vivemos a uma hora e já vivemos a quatro e nunca, em trinta e dois anos de vida, houve um ano que não tivesse lá estado. É a nossa casa de sempre, que por circunstâncias da vida agora é mesmo nossa. Sem que isto mude absolutamente nada. Porque vai ser sempre a casa que o meu avô comprou. E eu sei que ele ficaria feliz com isto.

4 Coisas dos outros