Uma espécie de resoluções?

Não me lembro de fazer resoluções de ano novo nos últimos anos. Há várias coisas que eu gostava que fossem melhorando ao longo dos tempos - muitas delas falei aqui - mas aquela lista com os to do's para o novo ano, não tem acontecido (se calhar devia). Esta lista deveria no entanto incluir aquelas clássicos de fazer mais exercício, comer melhor, desligar mais da tecnologia, aproveitar melhor o tempo, viajar, ler mais, escrever mais. Os básicos. Não quer dizer que me esqueça disto, mas não vou fazer do tema resolução.

Duas das coisas que gostaria no entanto que viessem a acontecer, e só estou a usar o ano novo porque tem cheiro de recomeço, são as seguintes:

- Controlar as minhas finanças;
- Fazer lanches e pequenos almoços mais saudáveis.

Vamos por partes.

As finanças cá em casa funcionam numa óptica de divisão. Ao contrário de muitos casais que têm contas comuns com que pagam despesas comuns, nós temos contas separadas com que pagamos despesas comuns. Um paga umas coisas, outro outras. E o método financeiro melhor é o que melhor resultar entre as pessoas - e este resulta. Para além disso, há um valor mais ou menos fixo que cada um poupa e que, esse sim, é canalizado para uma conta comum (onde em regra não se mexe). 
Ora, neste esquema financeiro de complexidade muito baixa, há uma margem para perder algum controlo sobre os gastos. No meu caso por exemplo, que sou a pessoa responsável pelas compras, não sei bem se em cada mês gasto 10 ou 20 (ou 100 ou 200), porque não estou a manter registos dessa informação. O que acontece é que eu sei a cada momento qual o saldo da minha conta, mas não sei como devia saber onde estou a gastar o dinheiro (ainda que saiba que não gasto em coisas parvas). Deu para perceber portanto que perdi entretanto o hábito de fazer registo, através de uma app que instalei para esse efeito (muito útil por sinal).
Veio a suceder que esta pessoa responsável, pagou todas as compras de Natal e este ano apanhou um susto. Porque onde deveria estar ainda, vá, meio subsídio de Natal, não estava afinal quase nada. E com toda a honestidade, não faço ideia como isso aconteceu.
Posto isto, controlo impõe-se. 
Pretendo saber exactamente como todos os cêntimos que ganho são gastos - e quem sabe melhorar os consumos mensais, reduzindo-os. 

Os lanches e pequenos-almoços, não é tão diferente. Na verdade estamos naquele mood pão-leite-bolachas-fruta e é necessário fazer coisas novas e melhorar. Vejo milhares de posts e blogs com receitas saudáveis para todos os gostos e feitios, tenho imensos livros de receitas da especialidade e não consigo melhorar. Verdade que não ajuda a lista de ingredientes pseudo manhosos que ninguém tem em casa nem sabe onde encontrar. O que queria mesmo eram receitas fáceis, rápidas, com coisas que estão na despensa. Como o bolo de chocolate que fiz hoje, que só levava ovos, óleo de cocô, essência de baunilha e chocolate preto. Em cinco minutos se fez um bolo, ok não tão saudável assim mas pelo menos não tinha açúcar nem farinha, sem ter de fazer o pino e três mortais à rectaguarda. 
Se calhar, talvez tenha de me esforçar um pouco mais, não sei bem. Mas gostava que as opções que comemos, em especial a minha filha que é muito do contra ao pequeno-almoço e leva lanche todos os dias, fossem melhores para todos. 2019, é agora!

1 Coisas dos outros

  1. Eu sou extremamente organizada, anoto tudo até ao mais ínfimo cêntimo, e só me sei organizar assim.

    ResponderEliminar