O Sapo lançou um artigo sobre 40 coisas para fazer em Portugal - que eu vergonhosamente roubei d' A Vida da Gorduchita (obrigada!) - e eis o meu balanço:


  1. Participar numa meia maratona em Lisboa e ter o privilégio de correr sobre a Ponte 25 de abril - I don't think so!
  2. Percorrer as tendas da Feira de Velharias e Antiguidades de Estremoz em busca de uma peça única - Creio já ter ido a Estremoz. Conta?  
  3. Descobrir a ligação entre o Porto e a famosa saga Harry Potter - Livraria Lello - Lello, Lello do meu coração, haverá lugar mais bonito no mundo, eu acho que não.
  4. Explorar a Costa Vicentina, percorrendo a estrada junto ao mar até ao Cabo Sardão, e aproveitando para observar as cegonhas marinhas - Oui!
  5. Arrepiar-se com a Capela dos Ossos em Évora - Been there, done that!
  6. Subir os 686 degraus da escadaria impressionante que culmina com o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios de Lamego - Talvez um dia.
  7. Alugar um barco e contemplar o pôr do sol enquanto percorremos o rio Tejo - Check!
  8. Sentir toda a magia e mistério na Quinta da Regaleira, em Sintra - Also check!
  9. Acampar na praia fluvial do Tabuão e assistir ao festival de música de Paredes de Coura - Sudoeste, conta?
  10. Deixar-se levar pela saudade portuguesa no Sr. Fado, uma das mais autênticas na capital - Nada bate o fado de Coimbra, mas o de Lisboa também já cá canta
  11. Tomar um banho com o Oceano Atlântico como vista nas Piscinas das Marés, em Leça da Palmeira - Uma vergonha, mas ainda não. Não passará deste ano no entanto.
  12. Percorrer o encantador bairro de Beira Mar e perder-se pela sua rede de canais em Aveiro, a Veneza de Portugal - Várias vezes.
  13. Ir até ao norte e renovar os jogos de toalhas lá de casa, uma vez que aí se encontram fábricas que produzem algumas das marcas mais prestigiadas do mundo - Ora bem.. toda a toalharia aqui de casa provém de fábricas do Norte, pelo que check!
  14. Conhecer a cultura lusa através dos artigos das lojas Vida Portuguesa - Sim e Adoro!
  15. Comer um arroz de lingueirão em Tavira, sugerindo-se o restaurante Noélia & Jerónimo - Negativo.
  16. Sentir-se como se estivesse em Roma, percorrendo o belo centro histórico de Braga - Positivo.
  17. Comer sardinhas no bairro da Madragoa durante as festas do Santo António, em Lisboa - Não foi na Madragoa mas lá perto.
  18. Deixar-se estremecer com o rugir das ondas a bater nas rochas da misteriosa Boca do Inferno, perto de Cascais - Lindo!!
  19. Entregar-se de corpo e alma à Queima das Fitas de Coimbra - Entreguei-me de corpo e alma à Queima das Fitas do Porto. - Corpo, alma, coração, sangue, suor e lágrimas. Coimbra, bates forte cá dentro!
  20. Visitar o Cabo de São Vicente - Acho que sim..
  21. Tomar um café no Martinho da Arcada, em Lisboa, no local onde Fernando pessoa escreveu grande parte dos seus poemas 
  22. Descobrir a rota do vinho verde na região minhota, podendo começar pela primeira capital do país, Guimarães. - Yes sir!
  23. Sentir o fervor religioso de Fátima, o lugar de peregrinação mais famoso do país - Also yes sir
  24. Viajar no tempo nas espetaculares ruínas romanas de Conímbriga perto de Coimbra - Check!
  25. Sentir a imensidão da natureza, acampando um fim de semana no Parque Nacional da Peneda-Gerês - Não era bem uma tenda, mas confere.
  26. Comer o famoso choco frito na cidade de Setúbal - Não gosto!
  27. Sentir-se apertado nas Festas do São João no Porto, a noite mais longa do ano na Invicta - Confirmo!
  28. Cavalgar um imponente cavalo numa praia deserta, quase selvagem, na Comporta - Comporta, sim senhor. Cavalgar, negativo e dispenso.
  29. Assistir à Festa das Flores de Campo Maior - No.
  30. Tomar banho na piscina fluvial de Piódão, uma das aldeias mais bonitas do país - Ando há séculos para ir conhecer Piódão. Uma vergonha também.
  31. Desfrutar da paisagem absolutamente mágica na Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, nos Açores - Juro que os Açores serão a minha próxima viagem!
  32. Fazer uma visita na nova coqueluche lisboeta – o MAAT - Not yet. 
  33. Relaxar ao sábado à tarde na praia do Meco e deixar-se “entrar” na noite dançando ao som da música do Bar do Peixe - Não senhor.
  34. Entrar num barco para visitar as grutas e formações rochosas da Ponta da Piedade, em Lagos, Algarve - Também não.
  35. Provar os pasteis de Belém da Antiga Confeitaria de Belém, em Lisboa, uma autêntica obra de arte da pastelaria portuguesa - Sim e sou fã, confesso. Café e pastel de nata, queremos!
  36. Subir a bordo de um comboio a vapor e percorrer o trajeto entre o Peso da Régua e o Tua - Afirmativo!
  37. Fazer uma refeição de peixe em Porto Covo, uma vila piscatória em plena Costa Vicentina - Negativo.
  38. Sentar-se nas dunas douradas da praia do Guincho, uma das mais bonitas do país - Médio.
  39. Comprar livros na Igreja de São Tiago, na vila de Óbidos, classificada pela UNESCO como a Cidade Literária - Óbidos check. Livraria da igreja não me recordo.
  40. Aprender tudo sobre o vinho do Porto, o elixir luso por excelência, nas caves em Gaia. - Haverá muito para aprender mas visita às caves, afirmativo.

1 Coisas dos outros