Lanches mais saudáveis

Não sou (e nem faço tenção de ser) uma fundamentalista da alimentação. A nossa filha não comeu açucares até aos dois anos e qualquer coisa; tem três anos e nunca comeu chocolate (provou há dias leite achocolatado); evitamos processados, doces, fritos são mesmo muito raros. Mas sim, fazemos douradinhos (no forno) às vezes, e sim ocasionalmente comemos fora e há batatas fritas, e sim, pode acontecer que já tenha comido algumas vezes bolo de iogurte. Nisto da alimentação, bom senso é regra.

Nesse espírito, tenho tentado conciliar a lancheira da C., entre lanches mais “típicos do meu tempo” com coisas mais saudáveis. Evito que todos os dias seja pão e iogurte ou pão e leite (era o que eu comia!) e procuro introduzir frutas, tostas ou outras opções mais saudáveis. Um lanche que é sempre um sucesso são as panquecas (sem açúcar) de laranja e cenoura. Mas já tem levado bico de pato com compota de morango.

Nesta tentativa de opções melhores, tenho procurado blogs/ sites com dicas e sugestões de receitas e é aqui que todos são chamados à recepção.

O meu site preferido e de onde faço (de longe!) mais receitas é o Na Cadeira da Papa. Os scones e as panquecas são frequentes lá em casa (já eram antes da escola) e adoro as lancheiras diárias.

Mais recentemente descobri A Pitada do PaiJo Cooking para alguma inspiração, pese embora ainda não tenha testado nenhuma receita.

E por aí? Que lanches fazem? Que dão aos miúdos? Que sites são os vossos melhores amigos nesta matéria? Qualquer ajuda é bem-vinda!

1 Coisas dos outros

  1. Eu bem gostava de conseguir seguir assim umas coisas, mas sou tão preguiçosa na cozinha... Vale-me que todas as refeições da cachopa (exceto o pequeno almoço e o jantar) são providenciadas pela escolita, pelo que não tenho de pensar em coisas diferentes e saudáveis! Eles tratam disso! eheh

    ResponderEliminar