Licença para fotografar ou a silly season que baixou de vez por aqui

A minha cidade ninho é a cidade mais bonita do mundo. Tem o tamanho perfeito, o melhor centro histórico, jardins, praças, recantos, espaços verdes.. É perfeita, como aqui já disse um milhão de vezes.

Talvez por esse motivo recebe anualmente milhares de turistas, que se passeiam pela cidade e se demoram pormenorizadamente no centro histórico.

O ponto alto e mais bonito é uma das praças com casas antigas recuperadas e uma igreja. Pela fama, beleza e interesse, é objecto das câmaras fotográficas de todos por que lá passam.

Ora, é exactamente nestes momentos, em que milhares de objectivas apontam o alvo e disparam, que nos perspassa a ideia de negócio de cobrar cinco cêntimos por cada fotografia. À laia do "este património é um bocadinho meu (teu também mas isso não interessa nada) por isso vendo-te o direito de o fotografares por cinco míseros cêntimos." Não ganhamos todos? O turista que leva para casa a bela da fotografia e nós que amealhamos uns cinquenta ou cem euros / dia a fazer as pessoas felizes com imagens para mais tarde recordar. 


Isso ou juízo, que também não era mau, não senhora.

1 Coisas dos outros

  1. O ano passado estive na tua cidade berço e tirei centenas de fotografias.

    ResponderEliminar