A part time job that is a full time job

Na nossa equipa somos três pessoas e a estrutura organizacional da empresa assenta precisamente em três realidades diferentes. Por esse motivo decidiu-se internamente que cada uma das três pessoas ficaria responsável, no que à sua actividade diz respeito, por cada uma dessas três áreas. Como se produzíssemos água, vinho e azeite e alguém só olhava para água, alguém só para o vinho e alguém só para o azeite.

Com esta organização, a pessoa 1 olha para o tema A, a pessoa 2 para o tema B e a pessoa 3 para o tema C.
Eu sou a pessoa 3, responsável pelo tema C.

Naturalmente que este modelo tem algumas falhas, mas tem pelo menos essa grande vantagem de cada um saber (na grande maioria das vezes) o que é da sua responsabilidade ou área de actuação. Claro que todos devem ter umas luzes dos demais temas, para cobrir ausências, férias ou picos, mas no BAU dos dias, o funcionamento interno está assim assente.

Quando me decidi pelo trabalho a tempo parcial, tive a brilhante ideia (também chamada único argumento abonatório, sem ser a própria da lei) de propor que toda a organização se mantivesse igual. Melhor ainda, que toda a distribuição de trabalho se mantivesse igual. Assim, todos os temas da área C continuaram a ficar comigo e eu asseguraria, tal e qual como em full time. Acrescentei ainda, em golpe de génio, que eu própria me organizaria no sentido de efectuar o trabalho, nem que para isso fosse necessário trabalhar noites, fora de horas, fins-de-semana.

Pausa neste momento para uma ovação em pé à minha pessoa, porque de facto toda eu estava inspiradíssima nesse dia (not!).

Bom, com esta coisa esplêndida que saiu assim desta rica cabeça que vos escreve, o meu trabalho transformou-se num absoluto caos (como está fácil de ver) com o detalhe delicioso (a verdadeira cereja no topo do bolo) que é receber menos 40%. Estou por isso muito feliz, a fazer caridade para uma empresa rica, e a sentir-me culpada sempre que a uma quinta ou sexta estou efectivamente dedicada à causa de fundo, a minha vida. Isto depois de ter estado ontem a trabalhar até às três e meia da manhã. De modos que é isto. Agradecida e bem haja.

1 Coisas dos outros