O lado bom de passar a ferro

Há coisas das lides de casa que não me importo de fazer, outras de que até gosto. E depois há passar a ferro, que é simplesmente a pior tarefa da história das tarefas domésticas. Uma hora a pé em frente a uma tábua e montanhas de roupa é coisa que não me alegra nem um bocadinho. Mas como o que tem de ser tem muita força, lá vou tendo encontros marcados com tábua e ferro, duas a três vezes por semana e a vida é mesmo assim.

Ora, nas várias investidas que tenho tido nesta arte, apercebi-me de que há afinal um lado positivo de passar a ferro. Sendo nosso dever ver o copo meio cheio de todas as coisas, eis o meu: passar a ferro dá-me tempo para pensar.

Não sei que tipo de esforço faz o nosso corpo na execução desta tarefa, mas a verdade é que dou por mim uma hora ou uma hora e meia super concentrada em algum tema, como não acontece com nenhuma outra actividade de casa. Suspeito que tenha a ver com o facto de a) ser prolongado no tempo; b) não implicar deslocações pela casa; c) ser constante e sem interrupções; d) ser repetitivo.

A combinação destes factores, e de outros possivelmente, resulta para mim num período de grande concentração e foco em pensamentos, que de outro modo não teria. Encontrei por isso uma coisa boa em passar a ferro. Cheira-me até que sempre que precisar de concentração ou relaxamento cerebral, me agarro à tábua e não se fala mais nisso.

Foi precisamente numa destas noites que durante o tempo em que estive a passar, revi mentalmente a história de como o P. e eu chegamos ao sítio em que estamos. Como nos conhecemos, quando, onde, em que circunstâncias, o que aconteceu depois e a seguir, em que momentos, com quem. Foi tão real e detalhado que quase lamentei o fim do cesto da roupa e o desligar do ferro.

É precisamente essa história que quero contar, agora que recordei com tanto detalhe e o que me proponho a fazer nos próximos tempos. Uma história de amor como as histórias de amor devem ser: feliz para sempre.


(Aguardem) 

1 Coisas dos outros

  1. Já gostei menos de passar a ferro do que gosto. Agora, é das lides que tolero melhor!
    Fico a aguardar essa história de amor! :)

    ResponderEliminar