Agora e sempre, a organização

Faço planeamento de refeições há sensivelmente três anos e não conseguia imaginar as rotinas de outra forma. Nem se quer consigo compreender bem como é que se chega a casa às cinco, seis ou sete da tarde e não se faz a mais pequena ideia do que se vai cozinhar para o jantar. Ficava doida!

Por isso tenho o ritual semanal de planear as refeições ao domingo, sendo que se for preciso comprar alguma coisa, tenho-o feito à segunda-feira à hora de almoço.

Desde há três anos para cá que planeio numa base semanal mas este ano decidi fazer duas melhorias no processo que estão a fazer imensa diferença (dizer que ando inspirada por uma alminha que comecei a seguir e que é PRO na coisa!)

Que melhorias são essas?

(pergunta ninguém!)

Primeiro: estou a planear a quinze dias.

Ajuda a manter maior variedade nas refeições, ajuda nas listas de compras, reduz as idas ao supermercado (pelo menos em parte; para os frescos nunca há grandes milagres), dá uma visão a longo prazo e sinto maior organização geral.

Segundo (e novo): inventário!

Provavelmente qualquer pessoa que se interesse minimamente pelo tema já pratica inventariado há uns bons anos mas só despertei agora. Criei uma lista do conteúdo do congelador (poderia ser do frigorífico e dispensa também, mas ainda não cheguei aí) e consigo saber sempre o que tenho (risca-se à medida do uso). Isto ajuda a saber o que se tem sem ser necessário abrir cinquenta vezes, ajuda a definir listas de compras e ajuda a consumir as coisas mais antigas primeiro. Sendo certo que o meu congelador não é gigante, pelo que nunca há antiguidades de maior.

Para mim é algo novo e maravilhoso (quão simples eu sou?...) mas não tem nada de inovador; é aliás um conceito muito básico, saber o que se tem para planear / organizar. Em todo o caso como tem ajudado, fica a dica!

1 Coisas dos outros

  1. Certamente que evita muitas dores de cabeça e o típico stress de "o que é que vou jantar hoje?"

    ResponderEliminar