O patinho feio

Estive a reflectir sobre a história do Patinho Feio, na versão que a minha filha tem (que não sei se é a oficial, isto dos clássicos tem muito que se lhe diga) e cheguei à conclusão de que é possivelmente o maior atentado à luta contra a discriminação - já para não falar na maldade indescritível de chamar feio a uma criatura que acabou de nascer.

No livro que a minha filha tem, a moral da história é que os patos aprenderam com o irmão "patinho feio" que ser diferente não é mau de todo.

Citando:

Este pato nosso irmão
Serviu para nós aprendermos
Que ser diferente é bom
Sem às vezes o sabermos.

Mas no fundo a história é esta:

Nasceram cinco patos, lindos e maravilhosos.
Nasceu o sexto filho da pata, que era feio.
Toda a gente o insultava, ela nem podia andar na rua.
Até que ele decidiu fugir e foi viver para a floresta
E um dia descobriu que era cisne e foi acolhido pela família de cisnes
Ficou feliz por encontrar bichos iguais a ele
Nunca mais viu os irmãos
Fim

Portanto, que raio de mundo é este em que patos só podem viver com patos e cisnes com cisnes? E o princípio da não discriminação? É mesmo isto que queremos ensinar aos nossos filhos?

Este livro faz parte de uma colecção de livros pela qual a C. está totalmente apaixonada. São 52 e ela decorou o título de todos só de olhar para a capa (tem dois anos e meio e uma mãe assustada!) 
Cada livro traz um cd (com a história e umas músicas) e os18 cd's que ela já tem estão divididos entre o carro da mãe e o do pai e vão tocando à vez nas viagens. 

Ora, como já deve ter dado para perceber, no meu carro anda a tocar há muitos dias o patinho feio, daí o nível da minha revolta. Cada vez que ouço aquilo a minha vontade é atirar com ele pela janela e a seguir reclamar ao provedor do Leitor (existe?). 

O pior disto tudo é que a minha filha teve o azar de ter nascido com a mesma característica que eu e decora todas as músicas e palavras das histórias à segunda vez que as lê / ouve. De maneira que tenho uma criança que durante todo o dia canta e re-canta esta coisa bonita de discriminar cisnes só porque não são patos. E ela até canta bem. Só que a mim chateia-me a questão de fundo.



1 Coisas dos outros

  1. Acho que eles não vêem a história como nós. É, pelo menos, essa a minha esperança!
    Se fores a ver bem, nenhuma dessas histórias "clássicas" é lá "muito católica" para crianças!

    ResponderEliminar