A Gorda

Este livro foi mais uma recomendação que decidi seguir e chamou-me a atenção, obviamente, pelo título. Vi logo semelhanças com a realidade. 
"A Gorda" narra a história da Maria Luísa, que entre outras coisas várias, tinha excesso de peso. Acompanha a infância, adolescência e idade adulta, mas sem seguir uma linha cronológica. Vai saltando, ao ritmo das divisões da casa, memórias, episódios, histórias dos pais.
Não é um livro que tenha achado brilhante, mas despertou algumas memórias dos tempos em que eu era igual. Quando te chamavam nomes terríveis, quando tinham vergonha de ti, quando ser gorda se sobrepunha a qualquer outra característica ou traço de personalidade, como se a pessoa só por ter peso a mais, anulasse todas as outras coisas que é e tem. Ainda assim, ou a pessoa não ficou altamente traumatizada com o que passou ou não foi fielmente retratado; na verdade, pareceu-me que na vida dela ser "gorda" era só um detalhe, mas que não despedaçou parte da sua vida, como ás vezes acho que me aconteceu a mim (pese embora esteja ultrapassado actualmente). Na verdade ela conclui dizendo que ama o seu corpo, a provar que somos muito mais do que aparentamos. Fica a lição.


0 Coisas dos outros