A minha bebé pequenina

Estamos cheios de novidades, ou se calhar só de coisas para contar, mas first things first: a minha filha bebé está gigante! Digo isto com um misto de orgulho e lágrimas. Aquele bebé pequenino está uma mini pessoinha, e eu sei que é real porque estive aqui todos os dias para ver e posso comprovar que ela cresce efectivamente todos os dias. Continua super malandra mas está mais crescida e menos maluca. E, detalhe maravilhoso, começa a falar. Já diz imensas coisas e está na fase de juntar duas palavras para fazer uma mini frase. Esta semana por exemplo perguntei-lhe onde tinha ido, pensando que me ia dizer "pão" (porque tinha ido comprá-lo) quando me surpreende com um "có mana" que quer dizer "escola da mana" onde efectivamente tinha ido de manhã! Confesso que adoro todas as fases dos miúdos mas o início da fala é das coisas mais bonitas de se ver. Todos os dias há qualquer coisa nova e neste momento temos,

agum - água
có - colo (ou escola)
papá, mamã, mana, vovó
cão
porta
panda (O amigo inseparável de todos os minutos)
xau
olá
pepé - chupeta
popó - carro
pão
outro / outra
croquis - crocs
páca - praia
mar
um, dois
tá / não tá
bó - bola
não
já tá

O que não consegue dizer faz por gestos e é incrível ver como se exprime - e entende - tão bem. 

A outra conquista absolutamente fabulosa dos seus 20 meses é que começamos o desfralde há umas três semanas e desde aí tivemos talvez quatro ou cinco acidentes no chão e absolutamente mais nada. Ou seja, antecipa e pede (curiosamente diz cocó em vez de xixi!) e conseguimos pô-la no pote ou sanita sem acidentes de percurso. Para ser totalmente sicnera ainda estou um bocado.. embasbacada, acho que é a palavra, com esta história porque decidimos tirar a fralda porque é verão e está calor, assim como em jeito de brincadeira, e meia dúzia de dias depois temos - aparentemente, que até me custa a crer - um bebé sem fralda! Inclusivamente quando saímos de casa pomos fralda (dizemos que é a cueca da rua) e ainda assim ela pede. Estou totalmente de boca aberta com isto, ainda sem ter bem a certeza se ela só está a brincar connosco e não tarda desata a fazer por todos os lados, do género "ahahah pensavam que o desfralde tinha sido só isto?" Novidades as we go! Mas fingers crossed!



1 Coisas dos outros

  1. Deve ser mesmo muito bom vê-los a passar por todas essas fases e novidades :)

    ResponderEliminar