Teletrabalho

A primeira vez que disse às minhas amigas que estava um dia por semana em teletrabalho, elas perguntaram logo se eu não aproveitava para ir às compras. Respondi-lhes o que agora cito: quando estou a trabalhar em casa sinto que o meu chefe está sempre a olhar para mim.

A coisa mais importante a saber sobre o teletrabalho não é que devemos acordar à mesma hora de um dia no escritório ou que é preferível vestir roupa "normal" em vez de estar de pijama, porque na verdade se o fato de treino funcionar, perfeito. Para mim, a coisa mais importante sobre esta modalidade de trabalho é o sentimento de responsabilidade.

No meu caso, acordo à mesma hora dos dias em que não estou em casa, visto-me e arranjo-me como se fosse sair e tenho um espaço próprio, com o computador, bloco de apontamentos, canetas, etc., que podia classificar como posto de trabalho. Mas nada disto tem realmente muita importância. 

O que importa realmente é eu ter-me convencido de que por estar a trabalhar neste regime tenho uma responsabilidade a dobrar e que se alguma coisa correr mal, a conclusão que será tirada é que aconteceu porque eu estava em casa (quando nem acredito isto, erros acontecem em todo o lado). 

Por isso, se num dia de trabalho na empresa, me sento a trabalhar por volta das 09:30, em casa às 08:45 já estou sentada no computador. Se na empresa faço uma pausa às 11:00 para café, e nem importa se junto à máquina estão os Colegas e ficamos lá vinte minutos a falar, em casa levanto-me por volta das 11:00 para ir tirar um café e às 11:05 já estou sentada outra vez, com o café à frente. Se quando estou na empresa, saio por volta das 13:00 para almoçar em casa e regresso às vezes depois das duas, quando já estou em casa a hora de almoço dura no máximo quarenta e cinco minutos (e isto já inclui arrumar a cozinha). Se num dia normal, às 17:00 começo a estar preocupada com a hora de ir embora (crianças, banhos, jantares), em casa nunca desligo antes das 19:00, muitas vezes depois de jantar ainda passo os olhos no e-mail porque afinal de contas o portátil está mesmo ali à minha frente. Em tempo de deslocação e pausas que poupo, ao fim de um mês ganhei várias horas de trabalho.

Nem todas as empresas percebem exactamente as vantagens do teletrabalho, mesmo a minha acho que também não. Aconteceu dar-me esta possibilidade mas nunca avaliamos bem os pontos fortes e fracos. Claro que isto se pode ficar a dever ao facto de muita gente desaproveitar esta oportunidade e aproveitar o tempo para ir às compras. Eu, da minha parte, sou absolutamente incapaz se quer de ir dar uma volta ao jardim ou tomar café à rua (mesmo que isso até me levasse o mesmo tempo que leva descer ao quinto piso ). É mesmo como se o chefe tivesse todos os olhos em mim.

Se funciona?
Eu gosto de acreditar que represento um caso em que corre bem. A minha empresa pode não acreditar em mim mas trabalho mais em casa do que no escritório. Em parte porque estou no meu ambiente, que é mais confortável, em parte porque não estive meia hora no trânsito a entrar em stress (ok, geralmente são só dez minutos mas dá para perceber), em parte porque não sinto que perca tempo com deslocações e idas para frente e para trás casa-trabalho-casa-trabalho-casa. Portanto,haja disciplina e responsabilidade para se manter este modelo e vivermos mais felizes.

0 Coisas dos outros