Um sítio conhecido que virou dois novos

Era totalmente incapaz de morar na Baixa do Porto. Digo isto por total oposição a variadíssimas pessoas, nomeadamente uma com a qual passo oito horas por dia e que vem a ser minha colega de secretária (e amiga) - que é a maior fã. 
No sábado fomos fazer um brunch a um sítio já conhecido e o tempo todo que passamos na rua é no meio de absoluta multidão, caos, confusão - e todas as línguas menos português. Desde o carro até ao destino e desde aí para onde fomos a seguir, eu sou A louca que agarra as filhas pela mão e não larga nem por meio segundo, quase a partir-lhes os ossos. Era incapaz de viver ali. Não que seja, acho eu, inseguro (ou mais inseguro que qualquer praça central europeia) mas há mais gente que pessoas e isso é coisa para me deixar em estado de alerta.

No meio da confusão no entanto, viemos a descobrir dois sítios novos nota dez!

A começar pelo princípio, fomos repetir o brunch do Grande Hotel do Porto, em plena rua de Santa Catarina. Já aqui tinha deixado primeiras impressões e embora não varie muito, achei desta vez menos completo. As opções quentes eram menos e a sopa não serviu as minhas crianças (creme de cogumelos em vez de legumes não lembra a ninguém). Engraçado também como a Baixa em Fevereiro era um lugar feliz e chega Julho e ai de quem acuda.

Depois do brunch fomos conhecer um oásis, literalmente, no meio da confusão. Uma portinha numa rua que atravessando o longo corredor vai dar a um jardim-esplanada do, possivelmente super famoso, Pretinho do Japão. Incluiu crianças a jogarem à bola (as nossas) e manta no chão para brincarem. Uma calma e um silêncio. Espero que os turistas não descubram o espaço!

Não contentes com boas surpresas, fomos lanchar a outro espaço até então desconhecido mas que já vai recomendado: Negra Café. Voto com palminhas nas panquecas (delicia!) e nas bowls de fruta - de que de resto pedimos umas três ou quatro para alimentar quatro crianças que amam fruta. A esplanada é outro oásis, mas sem jardim, e apetece mesmo estar. Só saímos aliás porque os senhores nos pediram, já agora, se não nos importávamos, gostavam de fechar!

Já nem me lembrava da última vez que conheci coisas novas no Porto (temos mesmo de retomar os sítios giros só porque sou amiga!) mas esta valeu por quatro ou cinco. 






4 Coisas dos outros

  1. Que belo passeio!! Vou anotar algumas indicações já que irei ao Porto este mês!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também não conseguia viver no Porto, mas adoro ir passear ao fim de semana, uma pessoa descobre sempre sítios novos

    ResponderEliminar
  3. Entendo-te perfeitamente nessa questão da confusão e até no perigo de viver no centro de uma grande cidade.
    Belos locais :)

    ResponderEliminar