Lembro-me mais vezes do que gostaria dos conselhos que me davam quando a minha filha era um bebé de meses. Não dos bons conselhos, mas daquelas coisas que ninguém perguntou mas há sempre alguém que faz questão de dizer.


Uma delas é adormecer ao colo.

Diziam-me que "não podia adormecer a minha filha ao colo porque depois ela habituava-se e não dormia de outra maneira e depois ficava pesada e já não podia com ela."

Foram mesmo muito raras as vezes que adormeci a C. ao colo, de tal modo que ela se habitou a adormecer na cama e quando tinha sono nem queria colo. Às vezes quem queria era eu e ela pedia cama.

Depois cresceu, tem quase dois anos, e há uns meses a esta parte só quer adormecer ao colo. Adormeço-a todos os dias como ela pede, deixei de ouvir os conselhos dos outros, e fico a pensar se, assim como assim, não teria sido muito melhor dar-lhe todo o colo do mundo desde o dia em que nasceu,

De onde é que vem essa ideia que as pessoas têm de que não devemos dar muito colo aos bebés?
Qual é o mal do colo?
Qualquer dia a minha filha tem cinco ou dez anos, não vai querer saber do colo para nada, se calhar nem de mim e as mães andaram preocupadas com regras e conselhos de colo a mais que já não têm qualquer valor.

Espero lembrar-me disto num próximo filho mas sobretudo ainda com esta filha sempre que pede "có mamã" - e pede muito - porque o tempo não volta para trás. E não anda, corre muito depressa.

0 Coisas dos outros