Ao P., pelo primeiro ano

Outro dia perguntava se terias casado com alguém se não tivesse sido comigo. Dizias que eu certamente que sim. Sempre acreditei no casamento. Vem dos bons exemplos que tenho e do modelo que aprendi. Sempre soube que um dia ia casar, que teria um conto de fadas com príncipe encantado e carruagem de cristal. Veio dos livros e da vida esta minha convicção. Acreditava e acredito no casamento e não podia ter sido de outra maneira.
Acreditar no casamento não era no entanto saber que um dia teria um marido, que entraria de vestido de noiva na igreja, que havia um papel assinado ou uma aliança no dedo. A vontade de casar sempre foi indissociável da ideia de casamento que tinha. E saber que ia casar sempre quis dizer que seria feliz para sempre, que encontraria a minha pessoa, igual a mim, que seríamos apaixonados, felizes, que haveria borboletas na barriga, que faria sol na nossa vida, que se ouviria sempre música. Que seríamos também amigos, cúmplices, próximos, companheiros, que faríamos a vida em conjunto, caminharíamos no mesmo sentido. Que seríamos uma combinação perfeita de alegria e gargalhadas. Que o meu coração se encheria sempre que estivéssemos juntos, que faltaria alguma coisa se faltasse um de nós, que me sentiria exactamente no sítio em que devia estar, que teria o sentimento de pertença. Casar sempre quis dizer que um dia dizer "eu amo-te" era simplesmente certo e faria sentido. Que tudo se faria melhor acompanhado. A ideia de casamento era de puzzle - tudo se encaixaria, não funcionando de outra forma. E sendo absolutamente natural, era uma certeza que tinha. A minha pessoa apareceria para concluir o cenário e eu saberia que o felizes para sempre podia começar.

Foi muito antes de casar contigo que soube que ia casar contigo. Muito antes de me pedires em casamento. Mas foi quando o soube que a ideia casamento ganhou forma e rosto e aquilo que eu sempre tive como certo que iria acontecer, aconteceu finalmente. Não teria sido assim com outra pessoa qualquer. Porque nenhuma pessoa poderia ter encaixado de forma tão perfeita no meu ideal de casamento. Não teria casado se não contigo porque em toda a minha vida saber que casaria, era afinal saber que acabaria por te encontrar a ti.

2 Coisas dos outros