Enfim...!

Bom, é certo que os autocarros da Carris têm uns lugares reservados a deficientes físicos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo, situados junto da porta, com mais espaço entre os lugares e, apercebi-me hoje, de tecido diferente dos restantes. Pode dizer-se que estão efectivamente bem identificados e que, por isso, quem não preencher os requisitos e ainda assim ali se sentar, estará consciente de que ocupa um lugar que não lhe pertence. Aceite para não mais ser retirado.

Ponto completamente diferente é a cena deplorável que presenciei hoje num desses autocarros quando entrou um senhor dos seus 70 anos com uma bengala e se sentou num desses lugares, onde estavam duas senhoras que, aparentemente, não se enquadravam no âmbito "deficiente físico, grávida ou acompanhante de criança de colo". Perante esta situação, o senhor pôs as garras de fora e ó má educação para que te quero! Num volume consideravelmente alto (isto é, aos berros para toda a gente ouvir), o dito senhor começou num monólogo, dirigido às duas senhoras, mas dito para  o ar (entenda-se, para a plateia).

- Não há educação nenhuma, não há respeito! Estas duas aqui sentadas! Não sabem ler?? Lugares reservados! Reservados! Está escrito, a vermelho! Mal educadas! Se tivesse aqui uma coima de mil euros ninguém se sentava! Agora assim! Se não houvesse lugar para mim, de certeza que o autocarro não andava enquanto não me sentasse aqui! Olha agora, com este senhor! Até quero ver se se levantam, as mal educadas! "Sente-se aqui, sente-se aqui!" Isto não há respeito! E não se levantam!! Não percebem?! Reservado!! Não estão a ver que os lugares são vermelhos?? São diferentes dos outros?? Não são para vocês! São reservados! Devem ser burras!

Note-se que as duas senhoras estavam sentadas respectivamente ao lado e em frente a ele. Nisto diz uma delas, desesperada:

- Eu tenho um problema de coluna, já fui operada muitas vezes.

- Tem um problema de coluna?? E onde está o comprovativo?? Onde está, diga lá! Problema de coluna..! Tem é problemas de cabeça!

- Tenho sim, já fui operada à coluna!!

- Mostre, mostre lá então o comprovativo!

Ao que a senhora se põe em pé no autocarro em pleno andamento, caindo praticamente em cima do senhor, levanta a saia que era comprida até aos pés e mostra-lhe o fundo das costas, roupa interior incluída. Risota geral, como se está a ver. Mas espanto, sobretudo.

- Tape lá isso, que cheira mal!! - diz o senhor. 

Eu, chocada! Havia uma agressividade tão grande nele que, se no início me pareceu colher a aprovação dos presentes tendo em conta a causa que defendia, a certo ponto começou a ser tão constrangedor, que ninguém sabia o que fazer. Até que enveredou pelo racismo. "E vá mas é para o seu país, e há portugueses de primeira e de segunda, e eu sou é pouco racista, devia ser mais, e vocês são todos uns burros, e nós devíamos era ter-vos roubado tudo, e deviam ser expulsos daqui e vá morrer longe..." 

Há gente tão ignorante, tão mal formada, tão sem a mínima noção que eu fico no meu lugar na dúvida entre nada fazer e dar-lhe com um pau nas costas. Foram vinte minutos de viagem com disparates do princípio ao fim e repare-se que eu saí antes dele, embora não ser antes de ter a felicidade de ver um senhor mais velho a sair em defesa da senhora com o alegado problema de couluna.  Alguém ao meu lado comentou entre dentes que a crise estava a deixar as pessoas numa frustração assustadora. Mas gente assim só pode ter muito mau fundo, independentemente das condições externas. Nota mental: não voltar a andar de autocarro tão cedo!

3 Coisas dos outros

  1. Isso realmente é falta de educação.
    Eu compreendo que as pessoas se sentem nesses lugares, para não irem para a parte de trás do autocarro (assim como no metro as pessoas se sentarem nesses lugares). Eu raramente o faço, e só me sento nesses lugares no metro quando há muitos lugares vazios ou quando estou mesmo cansada e preciso de me sentar. Contudo, se vejo alguém nas condições que referiste, quer nesses lugares quer não sendo, cedo o meu lugar.
    Acho que também não era preciso começar a disparatar para o mundo...

    ResponderEliminar
  2. Ridículo! A idade deste ser não lhe acrescentou nada em sabedoria, antes anos de vida e muita amargura e frustração. O lugar deve ser cedido, mas não quer dizer que outras pessoas não possam sentar. É como as caixas nos supermercados e preferências no atendimento. Muita gente é que não sabe que os outros também podem usar desse serviço, até porque tem gente que nunca vai entender a diferença entre reservado e proibido.
    Eu lamento que tenhas presenciado tamanha falta de civismo, educação, racismo, tudo junto e misturado em um ser que tinha idade para ter juízo, e que poderia estar a viver os melhores dias da sua vida. Mas, ele escolheu dar o pior dele ou quem sabe era tudo o que tinha, infelizmente.
    Triste! E sim! Eu também não voltaria a andar de autocarro.
    Bom dia minha linda!!! Beijos para ti!

    ResponderEliminar
  3. Gostava de ter gravado a cena para traduzir de forma mais fiel.. mas foi feio!

    ResponderEliminar