Quando for grande quero ser...

A escolha do curso que tirei veio absolutamente por acaso. Estava no décimo segundo ano e não fazia ideia do que queria ser. O coração pendia-me um bocadinho para o turismo, nesse sonho de ser guia e andar pelas cidades com uma bandeirinha comprida a dizer de minha justiça sobre tudo o que via, no entanto, uma visita à escola de turismo do Estoril matou qualquer réstia de esperança. Afinal, disseram-me eles, a boa escolha ali era director de hotel ou coisa que o valha e isso para mim não dava. 
Mudamos por isso os planos. Acabei por ir parar a um sítio completamente diferente mas nunca me arrependi. Gostei do curso e do que fiz com a vida depois disso. Arranjei trabalho na área, tive uma sorte descomunal com o sítio onde fui parar e profissionalmente falando estava absolutamente realizada. Isto tudo, apesar de nunca ter desejado ser o que sou. Se calhar no fundo nunca desejei mesmo nada de especial e por isso nunca tive essa visão futurista de mulher de sucesso numa área qualquer.
Se tivesse desejado, no entanto, desejaria ter sido como a mulher que conheci há dias numa formação. Ainda agora, que estou em tempo de crescer, talvez ainda não seja tarde de mais.

Gosto de pessoas assim, apaixonadas, entusiasmadas, de bem com a vida. Esta, em particular, falava com uma paixão da área dela, do sítio dela, das suas coisas. Tão contagiante! Para além de acreditar em absoluto na profissão, que diga-se enfrenta ainda alguns preconceitos, passou tão bem a mensagem que eu, e contra a minha profissão falo, estava quase tentada a mudar de ares. Além disso, era casada, três filhos e parecia genuinamente feliz. Com tempo para ela, para a família, com uma profissão que adora e, já agora deixem-me acrescentar, super gira, elegantérrima e de excelente ar. Quando disse que tinha três filhos e 40 anos ficamos de queixo caído. Na verdade, intimamente, tínhamos-lhe dado 30 e poucos. Pontos extra, por isso. Para além de ter feito da formação uma sessão mesmo interessante, relembrou-me o que quero ser quando for grande.


0 Coisas dos outros