Durante a queda aprendi a voar

 Ora bem...

Sabem quando lemos "livro mais vendido" e ficamos com curiosidade perante tamanho sucesso?

Era mais ou menos o que estava a acontecer com o Raul Minh'Alma. Confesso que o vi algures na televisão e não me pareceu inspirador mas, ainda assim, tinha alguma curiosidade. Acho que não compraria o livro (mas por preconceito) mas recebi-o de prenda e tinha obviamente de o ler.

O que dizer?

A escrita é muito fraquinha, fiquei muito desiludida. Gosto imenso de ler autores portugueses porque escrever e ler a língua no original é sempre mais fiel mas, bolas!, que desilusão. Nem se quer consigo entender como é que é o autor do livro mais vendido em 2019. Acho que isto diz muito de nós, enquanto leitores. A escrita é básica, próxima da escrita de adolescente. Falta maturidade, falta elegância, falta gosto. É mesmo como ler uma composição do sétimo ano mas que vem em modo livro.

Para além da escrita, a história em si não me fascinou por aí além. Tinha tanto espaço para o tema da saúde mental e ficou muito aquém do que podia ter sido. Além disso, o twist final, embora ainda bem que aconteceu já que caso contrário, então seria mesmo um livro péssimo, colocou a classe médica num sítio de descrença, como se algum médico fosse mesmo aceitar aquilo e poder continuar a chamar-se médico depois disso (não vou revelar detalhes porque não gosto de spoilers!).

Resumindo, repito a ideia de que devemos ler tudo, bons livros, maus livros, livros médios e este honestamente foi um livro fraquito, de praia, que não maravilhou pela história e que sobretudo desiludiu bastante pela escrita (mas, bem sei, veio depois do Apneia e esse lugar era muito difícil para se estar, verdade seja dita!).

Seguimos para um segundo volume de uma história que comecei o ano passado (e não adorei!), que curiosamente está a surpreender bem mais do que o número um da coleção. Já cá voltamos com novidades!




2 Coisas dos outros

  1. Eu, preconceituosa me confesso. Escritores e sucessos instanâneos não me seduzem. E se alguma vez me passou pela cabeça ler algum livro dele, ao ler alguns excertos, perdi a vontade.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho tido bastante curiosidade em relação a esse escritor pela quantidade de pessoas que o compram. É impressionante.
    Mas acho que lhe darei uma oportunidade (se for continuar com esta to read list, ainda vai demorar uns aninhos)

    ResponderEliminar