Havia no nosso tempo em Coimbra (certamente que ainda há) um café sem televisão. Um café essencialmente frequentado por uma geração sem tablets e smartphones, de gente com tempo para parar, em especial de gente com tempo para conversar. O dono dizia que com televisões ligadas as pessoas não conversam e no fundo acho que ele tem razão. Deve ser essencialmente a mesma coisa que se vai vendo em alguns sítios com letras bem grandes "não, não temos wi-fi. Conversem."

Na nossa casa acontece o mesmo.
Há uma regra de tempos imemoriais que diz que às refeições a televisão está desligada. É assim desde sempre, desde que me lembro, dos tempos da escola primária, do ciclo, da secundária, continuou a ser assim aos fins-de-semana em casa vindos da faculdade e hoje tudo se mantém, estejam dois ou vinte à mesa.

Trouxemos esta regra connosco quando casamos.
Trouxemos também a de não ter televisão no quarto.
E talvez possa ser por isso que hoje em dia continua a ser tão bom o som do jazz ao fundo e um bom livro ao fim da tarde.

1 Coisas dos outros

  1. Por cá a tv está sempre ligava à hora de jantar e temos tv em todo o lado. Mas compreendo essa ideia de não ter tv e sei perfeitamente o que queres dizer. Mas eu para adormecer só com tv ligada é um vicio :|

    ResponderEliminar