Uma boa lei

Não sou apologista da produção legislativa em massa (bem Deus sabe o trabalho que isso dá) mas há leis espectaculares. 

A lei 37/2007 que, entre outras coisas, estabelece normas tendentes à prevenção do tabagismo, em particular no que se refere à protecção da exposição ao fumo ambiental do tabaco, é um bom exemplo de um bom diploma legal. 

Já está bastante perdida a memória dos centros comerciais cheios de fumo, dos restaurantes cheios de tabaco, dos bares e discotecas onde até a roupa interior ficava a cheirar mal, mas é uma sorte sentarmo-nos agora sem fumo na generalidade dos espaços. Claro que, digo eu que não fumo. Mas mesmo no campo do bom senso, acho que todos temos de admitir que faz todo o sentido não empestar quem está à volta, quando ainda por cima faz mal à saúde. Aplaudo de pé: palminhas! Ainda bem que se legislou assim. 

Claro que, tão feliz e agradada com esta lei, quando estou sentada em alguma esplanada / banco de jardim / semelhante e sinto o cheiro a tabaco, estranho e gostaria que se tivesse legislado mais longe. 

A propósito da proposta de lei que foi aprovada em Junho, poder-se-ia ter aproveitado para fazer mais. Esplanadas em geral, era coisa de país super desenvolvido e eu ia à Assembleia aplaudir em pessoa. Quem sabe numa próxima revisão...! 


0 Coisas dos outros