Dilemas morais

No próximo fim-de-semana são as eleições autárquicas, nas quais concorre um grande amigo em quem tinha a possibilidade (e a vontade, adiante-se) de votar. No próximo fim-de-semana também, um outro grande amigo celebra um aniversário particularmente especial, para cuja festa fomos convidados. Os eventos distam cerca de 400 Km., sendo humanamente impossível comparecer aos dois (já vos falei do teletransporte, como a melhor invenção de todos os tempos e mais alguns?).

Pergunta para cinquenta mil euros: vou ao evento votação ou ao evento festa de aniversário?

Pondo de lado a questão do dever / direito cívico que é o voto nas eleições, resume-se tudo no fundo a falhar a um ou a falhar a outro destes dois grandes amigos, de quem gosto muito. O amigo voto, em tempos em por outros motivos me pareceu não ser possível ir às urnas, decretou como consequência não mais me dirigir a palavra - mas ele é um exagerado, como está bom de ver. Já o amigo aniversário, embora não tenha feito declarações similares, é a lembrança constante do "não faças aos outros o que não gostes que te façam em ti" bem presente na minha memória, já que há dias eu própria organizei a festa de aniversário do P. e não gostaria que me tivessem faltado. Neste cenário, estou absolutamente dividida, desejando que por favor até sábado se invente de vez o teletransporte ou mesmo o voto electrónico, para que possa atender a todos. Na eventualidade de não acontecer um ou outro invento, o dilema mantém-se.

Posto isto, quid iuris?

5 Coisas dos outros

  1. Vai ao aniversário! Ninguém é "obrigado" a votar e o teu amigo candidato tem que perceber que homenagear um amigo quando do seu aniversário é mais importante do que ir às urnas marcar um X num papel.
    Acredita que se trocares o aniversário pelas eleições vais te arrepender.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Bom realmente é um grande dilema, mas pensando cá nos meus botões será que o teu amigo ganha ou perde por um voto? Eu sei que aniversários há todos os anos, mas penso que um voto não fará a diferença, digo eu de quê!

    ResponderEliminar
  3. Pois acho que vai ser mesmo isso. Mas tenho pena :(

    ResponderEliminar