Faltava ainda este exercício!

 Quase já não ia a tempo do exercício numérico do ano: a contagem de posts no blog! Yeah!

Atentemos à quebra abrupta dos mercados ao longo dos anos:

Ainda assim, entre este ano, vamos dizer, um bocadinho confuso, e o ano anterior, perfeitamente normal, há um ligeiro crescimento por isso a tendência dos centos e tais (60, 50, 30, 70, 40) mantêm-se e isso é apesar de tudo positivo, dado sobretudo os oito anos desta casa. 

Faltam as reflexões de 2020 e desejos para 2021 e podemos fechar o ano!

Semente de bruxa

Não sei se se lembram do último post sobre o tema, mas o último livro que li foi francamente mau. Só não fiquei totalmente frustrada com o tempo perdido por ter aquela crença de que ler, bom, mau, médio, óptimo, péssimo, genial tem sempre as suas vantagens. A vantagem maior neste caso foi que, claramente, o universo me compensou a seguir. Li um livro espetacular! Se não tivesse lido as Mulherzinhas este ano, que adorei, este seguia directamente para o top de 2020. Obrigada universo!

Curiosamente, tinha assistido a algumas aulas de escrita criativa da Margaret Atwood mas nunca tinha lido nada dela - não sei bem porquê - mas vamos corrigir isso. O Semente de bruxa é genial, mas provavelmente nem é se quer o melhor livro dela. No entretanto já comecei com outra coisa, havemos de falar disso mas antecipo que sinto, como leitora, que andei para trás e voltei à adolescência, aquelas histórinhas sem factor "uau!" - mas ainda fiz pouco do caminho e em Janeiro falamos!

Com este livro, fecho (lindamente!) o ciclo de dez lidos em 2020, francamente abaixo da meta (quinze!), mas vou afagar-me o pelo dizendo que, pelo meio, fiz um curso de escrita (parte, vá!) e dois concursos, pelo que se não tivesse escrito tanto, teria lido mais (not!).

Anyway, super contente de ter retomado este gosto da leitura, que estava meio enterrado, muito graças ao clube do livro que comecei a frequentar em 2019 (e que entretanto parou este ano, naturalmente, mas espero que retome em breve). 

E para 2021 fixo a meta dos 16. só para step up the game a little bit! Vamos embora!




Carta aberta. À minha fiz que faz 3 anos

I.,

O papá diz muitas vezes que "a tua sorte é seres bonita" mas eu diria mais: a tua sorte é seres bonita, meiguinha, engraçada, muito cómica, divertida, criativa, inventora. Se não fosse por isso, certamente o meu coração já teria cedido face à tua criatividade, alpinismo e desafio em geral.

Todos os dias são verdadeiramente dias novos contigo e nunca se sabe o que vais inventar a seguir. Toda uma caixa maravilhosa de surpresas que geralmente são asneira, por isso a tua sorte é teres muita piada!

Há muitos dias em que os "dois anos" vêm ao de cima e tanto pode calhar atirares coisas ao chão, como resmungares, como te sentares zangada. Maravilhoso traço de personalidade vincada. Aí a tua sorte é seres igualmente, e no minuto a seguir, tão amorosa, "tanto fofinha", toda abraços e beijinhos. E sabermos que estás, mesmo à frente dos nossos olhos, a crescer imenso.

Sinto que saltaste um ano nos teus gostos e os desenhos da mana (teu ídolo!) são os teus desenhos. Este ano vamos ter festa Frozen, que já por cá passou, mas aos quatro. És muito crescida e independente em imensa coisa e se dizes que fazes sozinha nem vale a pena eu tentar ajudar. Muitas vezes eu faço-o mas estou só a tentar prolongar mais um "camido" o meu bebé. Nem acredito que estás são grande!

A alegria que trazes aos nossos dias é enorme. És mesmo uma luzinha de Natal a brilhar o ano inteiro na nossa vida, que pisca, muda de cor e dá música, com pilhas infinitas de uma energia que enche a casa toda. 

Três anos depois ainda não acredito bem que nasceste mesmo no dia 25 de Dezembro à meia noite mas sinto mesmo no coração que és todos os dias a nossa maior prenda de Natal. Parabéns a nós!

Dia 24

 DIA 24

VESTIR ROUPAS DE NATAL

A I. pediu para um dos dias do calendário "vestir roupas de haloween" mas dei uma adaptada! Afinal, hoje há consoada! Vamos vestir as nossas camisolas e que haja paz na nossa vida. Feliz dia 24 (que é o último do calendário oficial!)

Dia 23

 DIA 23

FAZER UM PRESENTE PARA A NOSSA CASA

Acolhe-nos e atura-nos e tem sempre espaço para nós (por mais caos!) por isso vamos fazer um presente para lhe dar. Pode ser um quadro, um desenho, uma fotografia para pendurar em algum lado, um ramo de flores da rua. Qualquer coisa. Obrigada, casa! E feliz dia 23!

Dia 22

 DIA 22

APRENDER UMA CANÇÃO DE NATAL PARA CANTAR NO DIA DE NATAL


As míudas andam na verdade desde Novembro a cantarolas músicas de Natal por isso acho que esta vai ser especialmente apreciada. A juntar às nossas quatro camisolas iguais para dia 25, acho que vamos fazer um quarteto maravilha! Feliz dia 22!

Dia 21

 DIA 21

SESSÃO DE FOTOS EM FAMÍLIA

É preciso imaginar o cenário: roupas de Natal, árvore, luzes! E muitos disparos de câmara! Vamos fazer uma sessão de família, dentro de casa, com a nossa própria máquina e tripé! Não é lindo? Feliz dia 21!

Dia 20

 DIA 20

FAZER BOLO DE IOGURTE COM CHOCOLATE QUENTE

Sempre boa comida.. Nunca falha! Talvez seja a décima quinta ideia que envolve comer qualquer coisa! Mas não é mesmo assim? Escolhemos uma receita que elas conseguem fazer e que ao mesmo tempo fica sempre, sempre bem! Perfeito para os últimos dias antes do Natal! Feliz dia 20!

Dia 19

 DIA 19

BRINCAR AO AR LIVRE

Estamos a pensar num parque da cidade, num Palácio de Cristal, numa pracinha. Qualquer coisa! Hoje (não chovendo!) vamos para a rua! Kispos, gorros, luvas e siga! Também foi um pedido delas e achei giro.  Se chover, havemos de pensar em alguma coisa! Feliz dia 19!

Dia 18

 DIA 18

BINGO DE NATAL

E chegamos ao fim da escola e do trabalho para 2020! Que ano..! Vamos para um bingo da sorte, modo Natal, que imprimi do nosso amigo pinterest, que tem tudo e é um fofo e espero que faça sucesso! Feliz dia 18!

Dia 17

 DIA 17

FAZER AS BOLACHAS PARA AS PROFESSORAS

Yeah! Adoro este momento! Míudas com mão na massa para partilhar alguma coisa! Desde a sala dos três anos que fazemos isto e este ano incluímos a I., que leva também bolachinhas para as professoras no último dia de escola (que é amanhã!) Um dia que cheira mesmo, mesmo a Natal! Feliz dia 17!

Dia 16

 DIA 16

PLANTAR UMA ÁRVORE / FLOR NO JARDIM

Algumas das ideias do calendário foram inspiradas noutras que fui vendo na net e em muitas listas aparece o "fazer bonecos de neve". Como não temos neve, adaptei para a realidade o mais parecida possível e vamos assim plantar qualquer coisinha! Andei na dúvida sobre várias opções mas acabei por arranjar dois vasinhos de barro e duas embalagens de sementes de lavanda e vamos testar! Sei que a época não é a ideal mas vamos acreditar na mesma. A última vez que plantamos alguma coisa cá em casa foi uma árvores, nos meus trinta, do que naturalmente a C. já não se lembra (e a I. não era nascida) por isso acho que vão gostar de fazer uma coisa nova. Podia ter sido uma flor de Natal, agora que penso..! Ainda assim, feliz dia 16!

Dia 15

 DIA 15

VER FOTOGRAFIAS E VÍDEOS DE NATAIS PASSADOS

Devo confessar que gosto particularmente desta! Vamos ver o que vão achar! A ideia é ter selecionadas fotografias e vídeos de anos anteriores e passar em sessão família. Aquele espanto do "quanto cresceram!" E elas a acharem super engraçado verem-se mais pequeninas. Super natalício! E amoroso! Feliz dia 15!

Dia 14

 DIA 14

ESCREVER POSTAIS DE NATAL

Ainda a tempo das lembrancinhas, vamos escrever postais! É uma coisa que faço todos os anos e este ano faz ainda mais sentido. Vamos desejar bom Natal à família, aos amigos, às professoras e usar os postais mais giros desta época para espalhar amor! Feliz dia 14!

Dia 13

 Dia 13

CAÇA AO TESOURO

Eis uma actividade que passam a vida a pedir: esconder coisas em casa e dar pistas para encontrarem! A ideia hoje é pegar neste jogo e transformá-lo em Natal. Pistas na árvore, pistas nos presépios, pistas nos anjinhos! E como prémio, um desenho de Natal para pintarem! Preparar assim a última semana de aulas e trabalho antes das férias, já em countdown total!! Feliz dia 13!


Dia 12

 Dia 12

PASSEAR DE CARRO PARA VER AS LUZES DE NATAL


Todos os anos acontece irmos ver as iluminações de Natal e passear nas ruas em modo natalício. Este ano certamente não acontecerá andarmos no meio da multidão, por isso adaptamos! A ideia é passearmos dentro do carro, em total segurança, mas ainda assim não perder esta parte do espírito! Vamos escolher a cidade com carinho, quem sabe até se não vemos mais do que uma, e não deixar de aproveitar. Feliz dia 12!

Dia 11

 Dia 11

PICNIC À LUZ DAS LUZES DE NATAL


Aposto que este será um dos preferidos, levar as tralhas para o chão da sala e jantar à luz das luzinhas da árvore! Um verdadeiro picnic de Natal, para acabar bem a semana! Feliz dia 11!

Dia 10

  Dia 10

EXPERIÊNCIA DE NATAL


O décimo dia contou com a sugestão da mais crescida. Perguntei o que gostaria de fazer nas férias e disse "uma experiência de Natal." Ainda sem qualquer ideia sobre o que isso poderia ser, claro que tive de juntar à lista, já que afinal, isto é para elas! Depois disso fiz alguma pesquisa e espero hoje virmos a conseguir fazer "neve" - que utilizaremos depois no fundo de frascos, com bonecos de Natal em cima para novas peças decorativas cá para casa! No youtube o processo é muito simples; na vida real, vamos ver! Ainda assim, feliz dia 10!

Dia 9

 Dia 9

DECORAR ORNAMENTOS DE NATAL


No Natal passado a escola pediu às famílias da sala da C. que sugerissem uma actividade para o calendário que eles próprios fizeram. Podia ser um abraço de grupo, uma corrida ou fazer desenhos. Valia qualquer coisa, desde que fosse em grupo! A actividade que sugerimos foi ilustrar ornamentos de Natal e para isso enviamos uma caixinha com vários para pendurar na árvore, de madeirinha, que os miúdos pintaram ou decoraram com autocolantes. Cá em casa fizemos porta-chaves com o mesmo método, que ainda hoje estão nas nossas fitas chaves cá de casa por isso foi uma coisa que durou e durou! Este ano decidi trazer esse bocadinho cá para casa e fazermos em conjunto peças que vão decorar a nossa árvore nos próximos anos (vamos ver!) Feliz dia 9!

Dia 8

 Dia 8

LER UMA HISTÓRIA DE NATAL E FAZER UMA ILUSTRAÇÃO


Vamos trazer os livros para o calendário e dar-lhes vida fora das páginas, com ilustrações! Estou fortemente inclinada para "O lobo que não gostava do Natal", por já ser um amigo, mas na última encomenda de livros que fiz recebemos de oferta um livro de contos do Natal, que pode ser sempre uma opção! Decisões, decisões..! Que seja fofinha e de Natal! E aqui temos a nossa actividade em família! Feliz dia 8!

Dia 7

 Dia 7

ESCOLHER BRINQUEDOS PARA DOAR


A actividade do calendário de dia 7 também não é nova; só lhe estamos a dar protagonismo. Todos os anos há um dia nesta altura em que selecionamos todos os brinquedos que estão em bom estado, para os doar a alguma instituição. O ano passado enchemos dois sacos que me davam pela cintura! Uma loucura o que se acumula e que não se usa (valendo para brinquedos e outras coisas..). Queremos com isto explicar-lhes que nem todas as crianças têm a sorte que temos e que é tão importante dar aos outros. Ao mesmo tempo é também um arrumar de coisas divertido porque vemos brinquedos que não víamos há tempos e tempos! Saímos todos felizes! Ou seja, feliz dia 7!

Dia 6

 Dia 6

FAZER UM FRASCO DA GRATIDÃO (E AGRADECER)


Já fazemos os desejos de ano novo a 31 de Dezembro, que colamos no frigorífico durante todo o ano e relemos a um de Janeiro do ano seguinte; mas este ano lembrei-me de experimentar esta ideia que é tão maravilhosa. Pôr em palavras, ou desenhos, aquilo porque estamos gratos. O que agradecemos mesmo na nossa vida. Claro que isto não é um exercício de Natal, devia sem dúvida ser de todos os dias (e por isso perguntamos muitas vezes cá em casa "qual foi a melhor parte do dia") mas nesta altura faz ainda mais sentido ter quentinho no coração e dizer "obrigada." Vamos agradecer! Feliz dia 6!

Dia 5

 Dia 5

VER UM FILME DE NATAL


Sábado, finalmente! Faz muitas vezes parte do plano da tarde um filme com manta e pipocas, sobretudo nesta altura do ano, por isso hoje pegamos nesta actividade em que somos muito bons e damos-lhe um twist natalício, com um filme de Natal. Pode ser um Grinch ou um Klaus! Vale qualquer coisa, desde que cheire a Natal (e a pipocas, claro!) Feliz dia 5!

Dia 4

 Dia 4

PIZZA FAMÍLIA (VERSÃO NATAL!)


Eis algo que fazemos com alguma frequência: pizza família! Fazemos a massa, o pai estende e elas colocam os ingredientes. É uma festa! Para este calendário subimos o nível e vamos tentar a versão Natal, em forma de árvore, ou estrela! Deixamos para sexta porque ser um dia com mais tempo para prepararmos e jantarmos nas calmas, sem o horário rígido de ir dormir por haver escola. Por isso, usemos a imaginação e façamos magia! Feliz dia 4!

Dia 3

 Dia 3

FAZER BOLACHAS DE NATAL


Para além de ser delicioso, são treinos para as prendinhas das professoras, que há vários anos incluem bolachas. Momento em que elas põem as mãos na massa e produzem alguma coisa para dar ao próximo. Este ano já levamos um ensaio, já que há algumas semanas atrás tivemos um final de dia de bolachas, mas sabe sempre bem! Vou apostar nas formas de árvore de Natal, boneco de gengibre, estrela ou então nada disto e serão sapatos e coroas de princesas da festa dos 6 anos! Importante mesmo é ter um momento de partilha em família, ainda por cima com um resultado delicioso! Feliz dia 3!

Dia 2

 Dia 2

ESCREVER A CARTA AO PAI NATAL


Momento semi-consumista número um do calendário. O dia em que cada um escreve numa folha de papel o que quer pedir ao pai Natal. O ano passado pedi uma velinha de cheiro (este ano vou repetir!). As miúdas pedem brinquedos, o pai, filhoses. Podemos pedir uma coisa mas não embandeirar em arco! O ano passado colamos as cartas no vidro ao lado da árvore de Natal (ninguém questionou não ter sido enviada ao Pai Natal!). Este ano logo veremos! Mas faz parte da família este momento, em que assumimos ter sido boas pessoas e em que nos damos a abertura de pedir alguma coisa. Momento que ajuda também a manter vivo o Pai Natal, que depois lhes traz uma das coisas que pediram. Sei que não vai durar muito tempo, mas enquanto durar, é uma tradição maravilhosa! Feliz dia 2!

Dia 1

 Dia 1

FAZER A CASA NATAL


É A tradição do Natal! O dia em que há filhoses acabadinhas de fazer (cuja massa amassei até às tantas na noite anterior!), Coro de Santo Amaro de Oeiras no ar, o dia em que os sacos saem do seu lugar, em que a casa se encaixota toda para dar espaço à altura mais bonita do ano! Há mil presépios, há caixas de música, pais Natal, a árvore, trezentas bolas e a estrela no cimo, o comboio a toda a volta, autocolantes nos vidros! É lindo, maravilhoso, luminoso! Adoramos! Por isso tinha de ser obrigatoriamente o dia um do calendário! Feliz dia 1!