Geração Google

Aconteceu, por coincidência, que dois estagiários no meu trabalho, quando lhes foi pedido que escrevessem um texto de opinião sobre um tema à escolha, apresentaram textos parcialmente copiados de artigos publicados na internet, de outros autores. Um deles, quase integralmente copiado da opinião do presidente de um organismo especialmente importante; o outro, com cópia de dois parágrafos.
 
Digo que isto foi uma coincidência porque aconteceu em alturas diferentes do ano, por ocasiões diferentes, as pessoas em causa não se conhecem e nem estiveram na empresa simultaneamente. Um não pode ter dado a ideia ao outro.
 
Mas, se pensar bem no assunto, talvez nem seja tão coincidência assim e seja afinal demonstrativo da geração Google que baixou em nós - salvo seja bem se entenda, que não me revejo minimamente nesta tendência do copy paste. 
 
Curiosamente ou não, esta semana voltei a cruzar-me com uma situação semelhante e não sei bem onde isto acaba.
Sem querer de todo ser uma pessoa do tipo "no meu tempo é que era", os meus trabalhos da escola tinham recurso à enciclopédia e visita obrigatória à biblioteca.
Por isso, é com algum choque que actualmente vejo o estado da nação.
 
Eis com o que me deparei.
 
Aos miúdos do oitavo ou nono ano, a professora de inglês pediu que escrevessem um texto sobre um filme de que tivessem gostado.
Um desses miúdos teve esta brilhante ideia: retirou da net o resumo de um filme que, admito eu mas sem certezas, viu e gostou; copiou integralmente esse mesmo resumo; chapou com ele no google tradutor e eis que voilá, produto final acabado, pronto a entregar ao destinatário final, leia-se, a professora de inglês.
 
Eu, que sou antiga, tenho para mim que isto não é bem o modo mais correcto de fazer as coisas. É que assim de repente saltam-me à vista meia dúzia de coisas muito erradas com este procedimento, a mais grave de todas talvez a do facilitismo e do zero esforço.
 
Pergunto-me que serão estes miúdos no dia em que a luz falhar e não puderem ir à net para perceber que, nesses casos, o melhor é acender uma vela..

2 Coisas dos outros

  1. Conheço tantas e tantas situações idênticas.. Cada vez mais o facilitismo impera entre os jovens...

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Na universidade infelizmente também acontecem situações dessas, porém as consequências de tal acto são completamente diferentes.

    ResponderEliminar