Romance de Cordélia

 Há dias recomendaram no Clube do livro, Rosa Lobato de Faria. Nunca tinha lido nada dela e voltei a ter aquela satisfação de quem lê português original e não traduzido. É incrível como faz tanta diferença. Li no Kobo, capa a preto e branco, e vejo agora que além de tudo, a capa é uma delícia! 

O livro é dedicado a todas as Mulheres que estão no estabelecimento prisional de Tires e isso devia ter sido um abre olhos do que aí vinha. A história acompanha a vida da Cordélia, que esteve presa muito tempo e que acaba por sair. É forte, dolorosa e impactante. Gostei imenso, imenso! Tanto que segui daqui para um outro da mesma autora.



Lugar Feliz

 Emily Henry a ser Emily Henry e é quanto basta. São comédias românticas de sofá ao sábado à tarde, em forma de letras impressas em papel. Gostei mais do que o Doidos por livros e menos do que Romance de Verão (mas este gostei imenso). Terminei-o num sábado à noite, às 3 da manhã, o que é representativo do estado das coisas. Acho que ela escreve diálogos maravilhosamente, as dinâmicas entre as personagens são muito reais e acreditamos mesmo naquilo. É um filme em forma de livro e o que realmente é mau é chegar ao fim e não saber mais destes amigos. Mas eu sou uma romântica, como se sabe!..



Um cão no meio do caminho

 Como já tinha dito, ressuscitei o Kobo estes dias e descobri no processo que existe uma coisa chamada kobo plus, que tem um custo mensal de seis euros e permite acesso a vários livros. Foi assim que me esbarrei com este.

Gostei imenso da escrita e da história e é tão simples na sua complexidade que certamente deixará a sua marca.

Tinha a ideia que já era um texto bastante antigo mas na realidade é do final do ano passado e a questão central é atual em todos os dias - a solidão. Nesta caso, solidão de vizinhos. Muito bonito.