Carta aberta. À minha filha que faz dois anos.

I.,

Escolheste o dia mais bonito do ano para nascer, o que não deixa ao mesmo tempo de ser engraçado. Já contamos a nossa história vezes sem conta e de todas elas eu recordo que dizia durante a gravidez que podia ser em qualquer dia, menos no Natal, e tu - como uma boa menina - jogaste para bingo. Reflectindo sobre isto acho que tem tudo a ver contigo, essa malandrice pegada de quem só gosta de contrariar todas as regras mas que no processo é tão, tão engraçada que ninguém se zanga e até nos rimos. 

Tens dois anos mas em criatividade, imaginação, invenção e inteligência estás a anos luz do teu tamanho. Não há dia que não nos surpreendas com novas conquistas e ideias e és um desafio à segurança (e ao meu coração!). Ao mesmo tempo, és tão querida, tão meiga e tão fofa que te perdoamos tudo. Estás sempre, sempre bem disposta e a rir, tens uma piada imensa e o desafio é muitas vezes ralhar quando nos queremos rir também. 

Desde o Verão até aqui começaste a falar imenso e dizes tudo. És muito observadora e relatas factos que estão a acontecer. Adoras cantar e dançar e imitas tudo o que faz a C. - maior ídolo da tua vida! Já brincas com os brinquedos da mana (a patrulha pata, a Frozen, os lápis e livros de pintar) mas tens o teu maior amigo, companheiro de todas as coisas e inseparável para tudo - o Panda. O grande, o "pinino", a almofada grande, a "pinina". E já dizes a toda a gente que vais fazer dois anos e o bolo é do panda. 

Adoras, adoras, adoras o banho e choras sempre para sair. Como adoras também comer a qualquer hora do dia. Saltitas no colo de todos ao pequeno-almoço para provar todas as opções e pedes sopa a meio da tarde. Falhamos miseravelmente no projecto anti-chocolate antes dos dois anos por isso se o vês a jeito, pumba. Pumba também com qualquer telemóvel que apanhes à vista na esperança de chegares ao youtube e fazeres play num qualquer vídeo do Panda, Masha, Mia, Frozen (o que geralmente consegues!)

Começamos em Setembro as aulas de música e é o dia preferido da semana. Mal acordas começas logo a pedir a S. (a professora) e danças e cantas toda a aula. É um momento muito feliz.

Sabes imensas coisas e estás sempre a descobrir coisas novas. Contas até onze e jogas às escondidas. Conheces os animais todos. Sabes as cores. Sabes que moras no Porto e onde moram os avós. Conheces toda a gente da família e chamas pelo nome (até ao avô, que deixou de ser o "senhor"). Chamas "mana" à C. mas dizes o nome dela de uma maneira muito engraçada. Distingues o toque do "telefone da mãe" do "telefone trabalho mãe" - o que é surpreendente! E acompanhas a cantar e com coreografia uma data de músicas - o que também me surpreende imenso. Também já dizes muito bem como te chamas e quantos anos tens e vais fazer.

És completamente independente e queres fazer tudo sozinha. Geralmente dizes "não ajuda" quando nos dispensas porque tu fazes. Dormes muito bem (à noite e a sesta) e adormeces sozinha. Já deixaste completamente as fraldas (há meses!), salvo de noite e queres comer sozinha grande parte das vezes. 

Estás tão crescida que nem sei explicar como isto aconteceu tão rápido.
Ainda assim continuas a ser o meu bebé pequeno mais fofo da sua mãe e eu sem saber como cabe tanto amor num coração só. Parabéns a nós!

2 Coisas dos outros

  1. Espero que o Natal tenha sido muito bom.
    Um ótimo 2020 :)**

    ResponderEliminar
  2. ohh agora fiquei aqui de lágrima no olho!! Beijinho enorme !!

    ResponderEliminar