A máquina do se
Acho que há uma razão pela qual a série This is us faz (ou fez) tanto sucesso. Conseguir ver num único momento o presente e o futuro, é saber a todo o tempo o que aí vem. A pessoa vê o bebé que acabou de nascer cego, mas na cena seguinte ele é adulto e encheu um estádio com pessoas que o foram ouvir cantar por isso sabemos que teve um final feliz. Ou vê um casal desesperado por engravidar e na cena seguinte dá-se um salto ao futuro e sabemos que um bebé vai acabar por nascer. Ou aquela que parece ser uma história com um futuro maravilhoso está a passar uma crise no momento presente, mas vira a imagem e eles já estão felizes para sempre. Por isso nem se sofre, nem se antecipa, já se sabe o que aí vem. E se esta capacidade era terrível na vida real, também era um super poder gigantesco. As preocupações do dia-a-dia, mais simples ou complexas, eram simplesmente resolvidas só por olharmos pelo buraco da fechadura que nos deixava espreitar o futuro. Não tinha tanta graça, é certo. Era mais ou menos como ler o fim do livro antes de conhecer a história, o que ao nível do spoilerismo é um enorme alerta vermelho. Mas por outro lado, até podia poupar algumas dores de cabeça (ou piorar outras tantas sempre que o futuro não fosse o que desejávamos) Bom, tudo pesado talvez fosse pior do que melhor, mas adiante.
Não vendo como isto possa ser possível, tinha outra sugestão, que já agora proponho. Em vez de a pessoa espreitar e ver o futuro na cena seguinte, tinha em casa uma máquina do se. A máquina do se servia exactamente para ver o que acontecia se eu decidisse assim, ou se decidisse assado. Ali, as opções todas em aberto, o futuro de uma maneira ou de outra, que só dependia da escolha que eu fazia naquele momento.
Para testar a invenção dou-me já como cobaia, só porque sou muita amiga, e queria muito saber como será se na primária deixarmos a C. na escola em que está e como será se a mudarmos para outra escola. É que queria muito conseguir decidir mas sem máquina do se está muito difícil! Pode ser, vamos lá?
0 Coisas dos outros