Carta aberta. À minha filha que faz 1 ano

 L.,

Nasceste num dia especial, quando a mãe e o pai estavam a fazer 10 anos de casados. Na brincadeira dizemos que ainda não sabíamos bem onde íamos jantar nesse dia para comemorar, por isso calhou bem, jantamos no hospital. Foi tudo rápido, como este ano. Na semana passada dizíamos a uma professora da escola da C. e da I. que faltavam oito dias para o teu aniversário e ela ficou em estado de choque, convencida de que estávamos a brincar. A verdade é que só piscamos os olhos.

Estás absolutamente maravilhosa, a descobrir o mundo inteiro e a ser a bebé mais simpática, mais querida, mais risonha. Dizes adeus a toda a gente na rua, ris para todas as pessoas, vais ao colo de quem calhar. És muito querida, muito sorridente, com os teus quatro dentuços, super engraçada.

Já dizes algumas coisas mas as principais palavras são mamã e rua. O que é incrível, por ti era passeio o dia inteiro. Dizes muito bem dá, quando queres alguma coisa. Isso ou resmungas. Adoras comer papel e a toalhitas e se te vamos tirar da mão, deixas cair e desatas a gatinhar a alta velocidade para fugir. Depois ris-te às gargalhadas enquanto vamos atrás de ti. Só queres estar em pé mas ter aprendido a gatinhar foi uma mais valia enorme na tua vida porque te deslocas para todo o lado e quando chegas ao destino, é fácil levantar. Gostas de brincar na cozinha de madeira, mas os brinquedos preferidos são coisas que não são brinquedos (a carteira do papá, pacotes de lenços, comando da televisão...). Adoras comer, se falamos em papa fazes logo sinal que sim senhor, é mesmo isso. E comes super bem, sopa, comida, fruta.. o que vier. Apanhas as coisas muito bem com os teus mini dedos e meter à boca direitinho. Achamos que vais ser esquerdina porque as coisas pequenas usas a esquerda (até passas da direita para a esquerda). Adoras tomar banho e chapinar. Dormes muito bem, há vários meses: uma sesta de manhã, uma de tarde e a noite inteira. E encaixaste na família como se tivesses existido desde sempre. As manas são maluquinhas contigo e tu com elas. Somos um pack de cinco. Não podíamos estar mais felizes - e mais surpreendidos por já ter passado um ano... Mas foi um ano cheio de amor. Parabéns a nós!

0 Coisas dos outros