Os pais fizeram birra e as miúdas deram-lhes uma lição
Há uma história no livro da Sónia Morais Santos (Histórias viradas do avesso), que se chama (salvo erro) "um dia ao contrário" - em que os filhos fazem de pais e os pais de filhos: não querem sair da cama, não querem ir à escola, fazem birras, não querem tomar banho e os filhos salvam a coisa. É uma história muito engraçada e faz-nos sempre rir por ser tão ao contrário do que acontece todos os dias.
No entanto, no sábado passado tivemos uma prova real deste dia ao contrário, em que quem fez a birra fomos nós e quem deu a lição de moral foram elas.
Para começar tínhamos planos de fim-de-semana que cancelamos sexta-feira a meio da tarde (já as malas estavam feitas). Compensamos com pizza família, acabou por correr bem.
Mas sábado, decidimos ir à praia passar o dia, levamos a bicicleta da C. (as nossas estão lá o ano todo) e na minha cabeça íamos passear os quatro à beira mar, lanchar num cafezinho que gostamos e aproveitar o dia em família.
Por alguma razão, o pai estava imensamente irritado, elas discutiram, a I. fez birras várias, houve choro e gritos, não tínhamos o comando da garagem, as bicicletas estavam na cave e não encontramos as chaves, elas pegaram-se por causa da trotinete... e o ambiente foi ficando cada vez mais tenso. Almoçamos em casa, a I. não fez sesta mas eu tentei (o que também enerva!) e no fim de almoço fomos tentar novamente as bicicletas, já com comandos e chaves. Mas depois o pneu não enche, o P. entra em modo ultra passado, eu desato aos gritos, a I. a fugir para a rua... explosão generalizada, vamos mas é todos embora! Meter tudo no carro e voltar ao Porto1 Pais, ambos (os dois!), em fúria, irritação e MEGA BIRRA! (que feio...)
Nisto, são as nossas filhas (2 e 6 anos) que vão no carro a cantar músicas da Disney, músicas inventadas e muitas gargalhadas, num "está tudo bem, deixem de ser parvos, pais." E sim, elas é que têm razão!
Acho que ainda fomos a tempo de salvar o fim-de-semana e sábado à noite brincamos com algumas prendas da C. e domingo passamos a manhã no pátio , de tarde a C. foi brincar a casa de uma amiga (tão crescida, meu Deus) e nós fomos os três comer um gelado à beira da praia. Recuperamos da estupidez perdida, com uma lição de inteligência emocional e auto controlo das CRIANÇAS.
Aprendam, pais!
0 Coisas dos outros