Carta aberta. À minha filha que faz 6 anos

 I.,

Esta é uma altura do ano engraçada para fazer anos. Há tanta festividade e das importantes, nem se quer é um carnaval ou assim; é mesmo o natal, que pode muito bem ser a maior festa do ano. Ainda assim, arranjas maneira de destacar o teu aniversário. Andas dias a dizer que faltam 4, 3 2 dias para os teus anos. E de alguma forma, o 25 de dezembro é mesmo muito sobre ti. Nesta altura ainda achas maravilhoso fazer anos neste dia, em parte porque recebes 427 prendas e isso é incrível! Espero que seja sempre!

Entraste este ano para o primeiro ano, coisa que durante algum tempo achamos que poderia vir só a ocorrer em 2024 mas ainda bem que foi assim. Estás super contente com a escola e a tua professora diz que és muito organizada, cuidadosa, trabalhadora e tens sempre tudo muito direitinho na tua secretária. Ainda mais importante, que és a primeira a ajudar os amigos, que se algum pede um lápis, tu dás logo o teu. Nem imaginas como isso nos deixa felizes, saber que estamos a criar uma pessoa em condições! A tua professora, que tu adoras, também diz que te portas super bem, almoças sentada no teu lugar e cumpres as regras da sala. Depois, sais da escola e há toda uma transformação em Super Nekis e nunca aconteceu fazeres uma refeição em casa em que estejas sentadas do princípio ao fim (só se for massa...), és totalmente roda no ar, eu tenho de te chamar 200 vezes para banho, vestir, jantar, dormir.. e há por vezes umas birras na tua vida. Mas ainda bem que distingues os sítios para as fazer e sabes onde é suposto portar bem e soltar a franga (salvo seja).

Tens muita, muita piada. Dizes as coisas mais incríveis aos 6 anos e és mesmo gira que dói. As pessoas param na rua para te dizer que tens o cabelo maravilhoso - ainda que tu não adores - e nós estamos sempre a pensar o quão tramados estamos quando fores adolescente. Ainda há dias tivemos a festa de natal da escola, com a tua atuação de dança na primeira fila e Deus nos ajude! Claro que agora tu não achas nada disso, não gostas do teu cabelo, querias que fosse liso, estás sempre a pedir para esticar. Mas vais ganhar juízo, vais ver.

A tua coisa preferida no mundo é a televisão e a switch, talvez em igual medida. Se te deixasse, estavas 12 horas por dia com um écran à frente, é mesmo inacreditável. Ainda assim, de segunda a quinta não há televisões nem consolas nem computadores a funcionar cá em casa, o que ajuda a regular o vício! Se não estiveres a ver televisão ou a jogar, estás a fazer o pino no sofá (muitas vezes, as duas coisas em simultâneo) e brincas se brincarem contigo. Gostas de ir à natação e à ginástica e adoras as aulas de dança. 

Não comes nada de jeito, és muito pisco a comer mas vamos dar-te uma camisola com a frase que mais dizes: "Posso comer qualquer coisa?". És a petiscadora de serviço, uma maça, uma bolacha, um leite de pacote, uma banana.. qualquer coisa. E massa. Que seja massa todos os dias e está perfeito. 

Tens tanto de maluca como de querida e meiguinha. E estás sempre a mostrar ou a dizer que gostas de nós. Adoras as manas, estás sempre a agarrar a L., que se defende mas que é a tua fã número um, maior babada do mundo com a Nê (que foi dos primeiros nomes que aprendeu a dizer). 

Ainda me custa a acreditar que tens 6 anos, na minha cabeça tens 3, ou pelo menos acho impossível que tenha passado mais do que isso. 6 é mesmo grande! Não tarda estás na faculdade de design de moda - que é o que dizes que vais ser, desenhar roupas. Eu acho que vais ser o que quiseres porque és determinada, focada e teimosa - tudo características que quando te mando tomar banho e não vais, me põem cabelos em pé mas que te serão imensamente úteis vida fora. Temos imenso orgulho em ti e vais ser sempre a nossa Nekis. Gosto de ti! Parabéns a nós! 


0 Coisas dos outros